MATO GROSSO
“Casas populares eram desejo antigo da população; parceria com o governo faz toda a diferença”, afirma prefeita de Alto Taquari
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso vai investir mais de R$ 13 milhões em obras e ações sociais no município de Alto Taquari, dentre elas, novas 200 casas populares. O compromisso foi firmado pelo governador Mauro Mendes nesta sexta-feira (03.06), durante agenda no município de Alto Araguaia.
“Assinamos com o Governo do Estado investimentos na casa dos R$ 13 milhões, que muito vão beneficiar o município. São obras estruturantes, asfalto e, principalmente, as casas, que são anseio da população há muitos anos, e hoje recebemos isso do governador Mauro Mendes com muita alegria, porque a cidade está se desenvolvendo e essa parceria com o governo está fazendo toda a diferença”, comentou a prefeita do município, Marilda Sperandio.
Para Alto Taquari, foi assinado convênio de R$ 1.759.426,46 para asfaltamento de mais de 30 ruas e avenidas do município, além da autorização para formalização de outros três convênios.
Caso os projetos sejam aprovados pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, serão liberados R$ 8,9 milhões para a construção de 200 casas para famílias vulneráveis da cidade. Desse valor, R$ 6,5 milhões são oriundos de parceria da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra). O restante, R$ 2,4 milhões, é fruto de parceria com a MT Par.
O Governo do Estado ainda autorizou a liberação de R$ 735.495,50 para a construção de um ginásio, e R$ 1.647.288,81 para asfaltamento, drenagem e sinalização viária na Avenida Evangélica e na Estrada Municipal.
O governador Mauro Mendes ressaltou que o Governo do Estado vive um novo momento, que agora possibilita a realização de grandes investimentos, e, por isso, tem executado obras em toda a região do Araguaia, com o objetivo de ajudá-la em seu desenvolvimento.
Desde o início da gestão, em 2019, Alto Taquari é contemplado com R$ 15 milhões do Governo de Mato Grosso, sendo uma das principais obras na cidade a construção de uma nova escola estadual, que recebeu R$ 5,3 milhões de recursos da Secretaria de Estado de Educação.
Além do município, o governador também autorizou, durante a solenidade, R$ 21 milhões de investimentos para Alto Araguaia. Os recursos contemplam a implantação de novos asfaltos em diversas ruas e avenidas da cidade e a autorização para licitação da construção de uma ponte de concreto de 56 metros sobre o Rio Ariranha, na MT-481.
Ainda, autorização para formalização de convênio para reforma das pontes de madeira sobre os rios Ribeirãozinho, Meio, Paca, Arrependio (todas na MT-465), e Ribeirão Claro (MU-34), e um convênio para construção de 50 casas.
“O governador Mauro Mendes imputa à história do Estado um governo sério, responsável, de grandes entregas, que trata com responsabilidade o dinheiro público, mas que, sobretudo, tem carinho com cada cidadão do estado”, destacou o senador Fábio Garcia durante a ocasião.
Acompanharam a agenda em Alto Araguaia os senadores Fábio Garcia e Wellington Fagundes, o deputado federal Juarez Costa, os deputados estaduais Max Russi, Ondanir Bortolini (Nininho), Elizeu Nascimento, Thiago Silva e Sebastião Rezende, e a prefeita de Alto Araguaia, Marilda Sperandio.
Também os secretários de Estado Rogério Gallo (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura), Alan Porto (Educação), Maurício Munhoz (Ciência, Tecnologia e Inovação), Jefferson Neves (Cultura, Esporte e Lazer), e Jordan Espíndola (Gabinete de Governo), os presidentes do Intermat, Francisco Serafim, e da MT Par, Wener Santos.


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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