MATO GROSSO
CBMMT realiza transmissão de comando do Batalhão de Emergências Ambientais
MATO GROSSO
A solenidade foi presidida pelo coronel BM Alessandro Borges Ferreira, comandante-geral do CBMMT e o ato de transmissão de função foi conduzido pela coronel BM Vivian Rizziolli Correa, diretora Operacional do CBMMT. Na ocasião, a tenente-coronel BM Jusciery Rodrigues Marques passou a função de comandante do BEA ao tenente-coronel BM Marco Aurélio Aires da Silva.
O Batalhão de Emergências Ambientais é a única unidade especializada do CBMMT. Possui sede em Cuiabá e atua diretamente no enfrentamento aos incêndios florestais, queimadas ilegais e emergências com produtos perigosos em toda a extensão do Estado de Mato Grosso, sendo estruturado em companhias específicas para o atendimento a estas atividades operacionais. Possuí ainda em sua estrutura o Grupo de Aviação Bombeiro Militar, responsável pela gestão e operação das aeronaves destinadas ao Combate a Incêndios Florestais.
Em suas palavras de despedida, a tenente-coronel BM Jusciery agradeceu aos oficiais e praças do Batalhão de Emergências Ambientais, bem como a todos os que tanto contribuíram para com o seu comando.
O comandante-geral, coronel BM Alessandro, agradeceu à tenente-coronel BM Jusciery por seu empenho e dedicação durante o período que esteve no comando do BEA e desejou sucesso ao novo comandante do batalhão, Tenente-Coronel BM Aires.
Participaram da solenidade o coronel PM Heverton Mourett de Oliveira, secretário Adjunto de Segurança Pública; coronel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa, comandante-geral Adjunto e chefe do Estado Maior Geral; e demais coronéis do CBMMT.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.