MATO GROSSO
Centro Estadual de Cidadania passa a ter posto de atendimento do Corpo de Bombeiros
MATO GROSSO
De acordo com a superintendente de Articulação Institucional e Parcerias para Garantia de Direitos da Setasc, Patrícia Pereira, a unidade passou por uma reforma para garantir mais eficiência no atendimento ao público e, agora, recebe um novo parceiro.
“A reforma era necessária e trará benefícios a comunidade, principalmente aos cidadãos que vêm até aqui buscar atendimentos do Detran, da Politec e dos Sines municipal e estadual. Agora recebemos também o Corpo de Bombeiros Militar, que, por meio do 2º Batalhão, em Várzea Grande, vai ofertar diversos serviços especializados”, destacou Patrícia.
O tenente-coronel BM e comandante do 2º Batalhão, Rogério Quinteiro Barcelos, explicou que, a partir da parceria entre a Setasc e a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), a população poderá ter acesso de forma mais cômoda aos serviços prestados pela instituição.
“No Centro Estadual de Cidadania será disponibilizada toda a nossa estrutura da Seção de Segurança contra Incêndio e Pânico. Então, a população contará com serviços voltados à parte de segurança do incêndio e pânico, que é o projeto técnico certificado, o projeto permanente e as estruturas permanentes de eventos e shows, além de alvaráS e regularização contra incêndio e pânico”, esclareceu o comandante.
A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, ressaltou que o Centro Estadual de Cidadania procura oferecer um atendimento de qualidade a todos aqueles que precisam dos serviços do Centro, e que, agora, poderá oferecer mais um serviço para a população de Várzea Grande.
“O CEC está disponível com a oferta do maior número possível de serviços públicos concentrados em um só espaço para atender da melhor forma aqueles que vêm em busca de atendimento. Em 2023 tivemos um número de atendimento muito expressivo e isso mostra como o espaço é importante para a população. Por isso, adotamos medidas para melhorar o espaço e trazer mais serviços essenciais para a população, por meio de parcerias com outros órgãos, como é o caso da Sesp”, concluiu.
Em 2023, o CEC realizou 144.108 atendimentos, como emissão de documentos, intermediação de mão de obra e habilitação do seguro desemprego. Entre os destaques estão os serviços do Detran-MT, com mais de 82 mil atendimentos, como a abertura de processo e protocolo de entrega de CNH, captura de imagem, exame teórico, emissão de taxas, autenticação, dentre outros.
O atendimento ao público no CEC ocorre das 10h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3694-0503.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.
“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”
A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.
“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.
“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou
Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.
“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.
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