MATO GROSSO
CGE abre inscrições para capacitações em controle de obras públicas
MATO GROSSO
A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) abriu inscrições para três novas capacitações: “Utilização de Drones para Fiscalização de Obras Rodoviárias”, “Utilização da Modelagem de Informação da Construção (BIM) para Projetos de Infraestrutura” e “Boas Práticas para Fiscalização de Obras Públicas”. Os cursos serão realizados nos dias 20, 21 e 22 de julho, respectivamente, das 14h30 à 17h30, no auditório da CGE-MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Para efeito de certificação, as inscrições devem ser feitas até o dia 14 de julho pelo endereço eletrônico: http://capacitacoes.controladoria.mt.gov.br, onde também estão disponíveis informações adicionais sobre os treinamentos. As inscrições devem ser feitas em separado para cada dia, pois as certificados serão emitidos por dia de curso.
As capacitações são voltadas a servidores das áreas de engenharia civil e fiscais de contratos de obras do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, bem como a interessados em obter conhecimentos sobre as temáticas.
Os cursos fazem parte do 5º, 6º e 7º ciclos de 2022 do “Programa CGE Orienta – Estado Íntegro e Eficaz” e serão conduzidos pelo auditor André Luiz Costa Ferreira (engenheiro civil).
Mais informações: treinamentos@controladoria.mt.gov.br .
20/07/2022: Clique AQUI para se inscrever na capacitação “Utilização de Drones para Fiscalização de Obras Rodoviárias”
21/07/2022: Clique AQUI para se inscrever na capacitação “Utilização da BIM para Projetos de Infraestrutura”
22/07/2022: Clique AQUI para se inscrever na capacitação “Boas Práticas para Fiscalização de Obras Públicas”
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.