Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Chefe da Casa Civil sai do Governo; 4 deixam Paiaguás por eleições em MT

Publicados

MATO GROSSO

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, declarou nesta quarta-feira (23) que vai se desligar do serviço público para se dedicar às suas empresas e também a coordenação política do União Brasil, legenda criada após a fusão nacional do DEM com PSL. A declaração foi dada na Assembleia Legislativa enquanto utilizava a tribuna e sinaliza que o governador Mauro Mendes (UB) será, de fato, candidato a reeleição.

Cotado nos bastidores para ser candidato a suplente na chapa governista ao Senado, Mauro Carvalho evitou comentar o assunto. “O destino a Deus pertence. Posso até voltar para o Governo do Estado, mas quero ter essa liberdade de trabalhar eleitoralmente com meu partido. Se sou alguém, sou fruto da minha família e dos meus funcionários que estão aqui até hoje”, declarou.

Apesar de despistar sobre uma eventual disputa eleitoral, o secretário reconheceu que pertence a um grupo político e deixou a possibilidade em aberto. “Não tenho pretensão de ser candidato a deputado, suplente de senador, mas faço parte de um grupo político que tem objetivos. É dessa liberdade que eu preciso para ajudar o União Brasil a formar uma chapa e aguardar a posição do governador Mauro Mendes de disputar a reeleição ou não. Estou com Mauro Mendes desde 2008, quando perdemos a disputa a prefeito de Cuiabá. Sempre fui leal e vou apoiá-lo”, disse.

Leia Também:  Governo de MT decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (03); veja o que abre e o que fecha

Carvalho ainda agradeceu ao apoio dos parlamentares e lembrou que desde a divisão de Mato Grosso em 1977 nenhum chefe da Casa Civil, com exceção de Maurício Guimarães na gestão do ex-governador Dante de Oliveira, ultrapassou um ano no exercício da função pública. A permanência no cargo foi atribuída a boa relação com os parlamentares. 

“Fiquei 3 anos e 3 meses nesta função e devo muito aos deputados estaduais que sempre contribuiram com o Estado. Foi uma grande parceria envolvendo Executivo e a Assembleia. Eu tive um grande sonho aos 21 anos ao chegar em Mato Grosso, vindo de Bauru-SP, de construir uma família e também de construir meu próprio negócio. Vim para a Casa Civil a pedido do governador Mauro Mendes. Nunca tive esse sonho, muitos aí não acreditavam na minha capacidade de exercer essa função de secretário, mas, com o apoio dos deputados, consegui superar todos esses obstáculos. Da maneira republicana que sempre tratamos”, pontuou.

Com a saída de Mauro Carvalho, agora são quatro baixas de assessores no palácio Paiaguás. Sairão até o dia 2 de abril para disputar cadeiras na Assmebleia Legiuslativa os secretários de Cultura e Esportes, Beto Dois a UM (UB); de Saúde, Gilberto Figueiredo (UB); e de Agricultura Familiar, Silvano Amaral (MDB).

Leia Também:  Reginaldo desiste para apoiar Abílio; militar deve ser vice

FONTE/ REPOST: RAFAEL COSTA – FOLHA MAX 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Taxista vira traficante e é morto em confronto com PF e Gefron em MT

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA