Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Ciopaer abre vagas remanescentes para curso de operador aerotático

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) publicou, nesta quinta-feira (27.06), o edital complementar para o 6º Curso de Operador Aerotático do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). São oferecidas 11 vagas para policiais militares e civis.

O período de inscrições da primeira fase do processo seletivo abre na próxima segunda-feira (1º.07), e segue até o dia 12, oferecendo oito vagas para a Polícia Militar e três para a Polícia Judiciária Civil.

O processo se dá porque não foram preenchidas todas as vagas nas etapas de inscrições e aplicação dos Testes de Aptidão Física (TAF) e Específica (TAE) para a realização do curso.

Em relação às vagas dispostas para a Polícia Militar, será aceita uma vaga por Comando Regional, cabendo ao dirigente máximo das instituições decidir a possibilidade de envio de candidatos aptos para realocação das vagas remanescentes, por meio da classificação.

A segunda fase, composta pelo Teste de Aptidão Física, será realizada nos dias 23 e 24 de julho, e a terceira, o Teste de Aptidão Específica, nos dias 30 e 31 de julho.

Leia Também:  ANS suspende comercialização de 31 planos de saúde por mau desempenho

No dia 05 de agosto será apresentado o resultado final, e no dia 02 de setembro será feita a apresentação dos candidatos aprovados no processo, e a aula inaugural já é realizada no próximo dia 09 de setembro.

Ainda, caso as vagas não sejam preenchidas, elas serão ofertadas aos candidatos com as melhores notas na classificação geral seletiva.

Calendário das Atividades do Processo Seletivo

27 de junho – Divulgação do edital complementar do Processo Seletivo

01 a 12 de julho – Período de inscrições – 1ª Fase

17 de julho – Publicação do Resultado da 1ª Fase e inscrições e convocação para a 2ª Fase

23 e 24 de julho – Realização da 2ª Fase – Teste de Aptidão Física – TAF

30 e 31 de julho – Realização da 3ª Fase Teste de Aptidão Específica – TAE

05 de agosto – Publicação do resultado da 2ª e 3ª Fases / Resultado final do Processo Seletivo

09 de agosto – Matrícula no Curso de Operador Aerotático

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande publica lista dos beneficiários do Residencial Colinas Douradas

02 de setembro – Apresentação dos candidatos aprovados no processo seletivo na base Ciopaer e início da semana administrativa

09 de setembro – Aula inaugural e início do curso

11 de novembro – Previsão de término do curso

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Governo de MT aumenta em até 53% o valor das bolsas de formação para contratações a partir de abril

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA