Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Colônia de férias gratuita da Seciteci recebe mais de 500 participantes em evento de sucesso

Publicados

MATO GROSSO

A colônia de férias realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e o Museu de História Natural de Mato Grosso recebeu 506 pessoas entre os dias 11 e 15 de dezembro. O projeto ofereceu gratuitamente uma extensa programação para todas as idades, e reuniu conhecimento científico e diversão.

O coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, afirma que o resultado da colônia de férias foi extremamente positivo e superou todas as expectativas.

“Tivemos uma participação expressiva das famílias, que não só acompanharam seus filhos nas atividades, mas também se envolveram ativamente, criando momentos de interação únicos. Além de proporcionar experiências enriquecedoras no campo da ciência e tecnologia, o evento também ofereceu um ambiente que fortaleceu laços afetivos e sociais”, ressalta Marcos Natanael.

Por parte da Seciteci, as atividades foram organizadas pela equipe do Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso – MT Ciências. O evento também contou com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Instituto Ecoss e Museu de História Natural de Mato Grosso.

Leia Também:  Equipe médica do Hospital Estadual Santa Casa decide pela transferência de paciente oncológico para unidade de referência

“Foi gratificante ver crianças e adultos saindo do Museu de História Natural não apenas mais curiosos e entusiasmados com o conhecimento, mas também com memórias emocionantes de aprendizado e convivência em família”, completa Marcos.

A colônia de férias ofereceu uma extensa programação, como visita ao planetário digital, óculos de realidade virtual e jogos 3D, além de exposição do Programa de Recondicionamento de Computadores-Recytec.

Também foram promovidas oito oficinas para todas as idades. Os participantes puderam aprender sobre conceitos de robótica e ciência, testando na prática com a construção de câmaras escuras e foguetes de ar comprimido. Ao todo, 257 pessoas participaram dessas oficinas.

Este foi o segundo ano que a Seciteci participou da colônia de férias.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Força Tática apreende adolescente e prende mulher por tentativa de homicídio

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA