Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Com aumento de casos de covid, Poconé volta a obrigar uso de máscara

Publicados

MATO GROSSO

Para controlar e evitar ainda mais o aumento dos casos de pessoas infectadas pela covid, a Prefeitura de Poconé está definindo novas estratégias para combater a pandemia em todo o âmbito municipal. 
 
Na manhã desta terça-feira (5), um novo decreto foi com novas medidas emergenciais e temporárias no município.
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até agora já foram confirmados 5.944 casos do coronavírus em Poconé.
 
Deste total, 5.716 pessoas já estão recuperadas e 126 seguem sendo acompanhadas e monitorados pelas equipes das unidades de saúde, dos quais quatro seguem internados na enfermaria. Ao todo, já foram 98 óbitos desde o início da pandemia. 
 
O decreto obriga:
 
  • Uso de máscaras de proteção facial, em ambientes fechados, públicos e privados;
  • Os estabelecimentos públicos e privados devem disponibilizar locais adequados para lavagem frequente das mãos com água e sabão e/ou disponibilização de álcool na concentração de 70%;
  • Devem ser ampliados a frequência diária de limpeza e desinfecção de locais frequentemente tocados como pisos, corrimãos, maçanetas, banheiros e etc.…em estabelecimentos públicos e privados;
  • Controlar o acesso de pessoas em estabelecimentos públicos e privados de modo a garantir o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas;
  • Manter os ambientes arejados por ventilação natural;
O descumprimento das medidas restritivas por pessoas físicas pode gerar um Termo Circunstanciado de Ocorrência pela autoridade policial competente, além da aplicação de multas e sanções cíveis cabíveis;
 
O descumprimento das medidas restritivas por pessoas físicas e jurídicas, inclusive condomínios residenciais, tem risco de aplicação de multas, cancelamento do alvará de funcionamento, interdição temporária e outras sanções administrativas, cíveis e criminais cabíveis, pelas autoridades policiais, sanitárias e fiscais estaduais e municipais, conforme estabelecido em lei específica.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Corpo de Bombeiros socorre vítima de colisão entre carro e carreta na BR-163
Propaganda

MATO GROSSO

Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá

Publicados

em

A população que utiliza os serviços públicos de saúde de Cuiabá poderá contar com acesso gratuito à internet via Wi-Fi nas unidades da rede municipal. A medida foi garantida com a aprovação e sanção do Projeto de Lei de autoria do vereador Alex Rodrigues, que autoriza a Prefeitura a contratar empresas especializadas para fornecer o serviço.

A nova lei tem como objetivo ampliar o conforto, melhorar a comunicação e promover a inclusão digital de pacientes e acompanhantes. O vereador explicou que a proposta surgiu a partir do diálogo com a população, que muitas vezes precisa acessar documentos, pedir ajuda ou simplesmente manter contato com a família enquanto aguarda atendimento médico.

“Sabemos que a internet é fundamental, principalmente para o acesso à informação. Essa lei nasce da escuta e da necessidade real de quem utiliza o SUS”, afirmou Alex Rodrigues durante a cerimônia de sanção.

O prefeito Abilio Brunini destacou a importância da iniciativa e a colaboração da Câmara Municipal na criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Parabéns aos vereadores por suas iniciativas. A internet nos postos de saúde é mais que conforto, é dignidade e acesso à informação”, disse.

Leia Também:  Sefaz-MT alerta para golpe usando o nome do programa Nota MT

Com a sanção, a Prefeitura de Cuiabá está autorizada a iniciar os trâmites para viabilizar o serviço. A lei será publicada na Gazeta Municipal e passa a ter validade legal em todo o município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA