MATO GROSSO
Comissão de Ética marca datas para interrogar ex-chefe de gabinete, vereadora e marido
MATO GROSSO
A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Cuiabá finalizou o cronograma das oitivas que irão subsidiar o processo disciplinar que pode levar à cassação da vereadora Edna Sampaio (PT). A vereadora é acusada de um suposto esquema de “rachadinha” em seu gabinete.
Os membros se reuniram na noite de segunda-feira (22), se reuniram na noite de segunda-feira (22) para deliberar sobre os trabalhos. O presidente da Comissão é o vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), e tem como membros os vereadores Wilson Kero Kero (Podemos) e Kassio Coelho (Patriota).
Na reunião ficou definido que as oitivas terão início na tarde do dia 15 de junho. A primeira pessoa a ser ouvida será a ex-chefe de gabinete de Edna Sampaio, Laura Oliveira, em seguida será ouvida a atual chefe de gabinete Neusa Batista.
Já no dia 16 de junho, será a vez do marido da vereadora, o servidor público William Sampaio ser ouvido pela Comissão. Nas acusações, ele era quem pedia para que a ex-chefe de gabinete Laura Abreu, repassasse a verba indenizatória de modo integral para uma conta da vereadora.
No dia 19 de junho, será ouvido o jornalista e empresário Romilson Dourado, dono do site RDNews, que fez a denúncia.
A vereadora Edna apresentará sua defesa no dia 20 de junho, só então a Comissão seguirá para a conclusão dos trabalhos. Não há data para a entrega do relatório.
No encontro os parlamentares estabeleceram que Edna será ouvida em cinco sessões da comissão de ética, que ocorrem às terças e quintas feiras. De modo que ela terá duas semanas e meia, para apresentar defesa, provas e requerimentos à Comissão.
Eles ainda bateram o martelo quanto a definição do relator do caso, que será o vereador Kassio Coelho.
Relembre o caso
A vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio (PT), foi acusada de suposto esquema de “rachadina”, onde o político exige que seus servidores de gabinete repassem a ele parte do salário ou verbas recebidas. A informação foi divulgada em reportagem na quarta-feira (3) pelo site RD News, onde aponta que Edna teria recebido pelo menos R$ 20 mil de Verba Indenizatória provenientes desses repasses.
A vereadora se manifestou nas redes sociais após a veiculação da denúncia. “Fomos surpreendidos com essa notícia, com extrato da ex-servidora que estaria denunciando a prática de rachadinha. É preciso deixar claro que a verba indenizatória não faz parte do salário de vereador e da chefe de gabinete”, explicou.
Na segunda-feira (9), a Procuradoria-Geral da Câmara de Cuiabá deu parecer favorável ao pedido do suplente de vereador Eleus Amorim (Cidadania) para que a vereadora Edna Sampaio (PT) seja acionada na Comissão de Ética.
CUIABANO NOTÍCIAS


MATO GROSSO
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.
Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.
O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.
“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.
Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).
Sobre o CONCEEL-EMT
O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos
-
MATO GROSSO1 dia atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças
-
MATO GROSSO1 hora atrás
TJMT de uma só vez blinda Grupo Safras, anula venda de ações para fundo e determina perícia para processar recuperação judicial
-
MATO GROSSO1 hora atrás
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município