Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Comunidade acadêmica elege nova reitoria da Universidade de Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO

A Comissão Eleitoral da Universidade do Estado de Mato Grosso divulgou, nesta quarta-feira (08.06), o resultado final da eleição para a reitoria da Unemat. Os eleitos foram a professora Vera Maquêa e o professor Alexandre Porto, com 53,95% dos votos válidos.

A cerimônia de posse da chapa eleita será no dia 16 de dezembro, após Publicação do Decreto de nomeação pelo Governo de Mato Grosso. O mandato da chapa eleita terá início em 1º de janeiro de 2023 e vai até 31 de dezembro de 2026.

O resultado final do processo eleitoral deverá ser homologado pelo Conselho Universitário (Consuni), que será realizado em data a ser divulgada posteriormente.

“Reafirmamos nosso compromisso de trabalhar com afinco, cada dia de nossa gestão, para fortalecer ainda mais a Unemat, essa grandiosa universidade. Nosso empenho será valorizar as pessoas, estreitar relações transformadoras com a sociedade, democratizar o conhecimento, aprimorar a gestão participativa e educar para a vida, compromissos que assumimos como estruturantes da nossa proposta de ação gestora”, destacou a reitora eleita. 

Leia Também:  Sinfra informa novo protocolo de interdições no trânsito da MT-251 aos fins de semana

Eleições

As eleições ocorreram em 1º de junho. O total de 6.516 professores, profissionais técnicos e alunos compareceram a 63 urnas distribuídas em 39 cidades em todo o Estado.

A Chapa 1 (do professor Roberto Arruda e professora Rinalda) obteve 35,56% dos votos válidos e a Chapa 3 (prof. Celso Fanaia e prof. Nivaldo Teodoro), teve 10,49%.

Vera Lucia da Rocha Maquêa

Concursada na Unemat em 1994, atua na graduação, pós-graduação (ProfLetras/Cáceres e PPGEL/Tangará da Serra) e coordena projeto de pesquisa. Licenciada em Letras (Unemat), Especialista em Literatura Brasileira (PUC-MG), mestra em Literatura Brasileira (UFPR) e doutora em Literaturas de Língua Portuguesa (USP), realizou estágio de doutorado na Universidade de Lisboa, pós-doutorado na Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris 3 e, recentemente, na Universidade Lumière Lyon 2, França. Em gestão, foi pró-reitora de Ensino e Extensão (Preex), Extensão e Cultura (Proec), Ensino de Graduação (Proeg), presidente da Comissão de Concurso Docente (2012) e membro da Comissão do Congresso Universitário.

Alexandre Gonçalves Porto

Possui graduação em Engenharia Agrícola (UFPel), mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos (Furg) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel). É professor efetivo da Unemat desde 2006, lotado na Faculdade de Arquitetura e Engenharias do Câmpus de Barra do Bugres. Em gestão, atuou como coordenador dos cursos de Engenharia de Produção Agroindustrial e de Engenharia de Alimentos, e foi diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Barra do Bugres. Também desempenhou as funções de pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), de pró-reitor de Gestão Financeira (PGF) e, atualmente, está como pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg).

Leia Também:  Secretaria de Saúde de MT orienta sobre os cuidados com a saúde para amenizar calor extremo

Para acessar Edital Complementar nº 07/2022, clique aqui.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  'Do Mato Festival' está com inscrições abertas para bandas e artistas regionais

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA