Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Conceel-EMT participa do VI Encontro de Conselho de Consumidores do Grupo Energisa

Publicados

MATO GROSSO

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) é uma das instituições presentes no VI Encontro de Conselho de Consumidores do Grupo Energisa. O evento está sendo realizado nesta quinta-feira e sexta-feira (18), em João Pessoa (PB). A programação conta com painéis, debates com grandes especialistas do setor energético, focando nos interesses dos consumidores.

Entre os temas abordados estão o novo contrato de concessões, cultura da centralidade do cliente, tarifa de energia, além de exemplos de ações e boas práticas já utilizadas na Paraíba.

“É importante destacar as boas práticas e experiências bem-sucedidas já implementadas em na Paraíba. Compartilhar essas iniciativas não só enriquece nosso conhecimento coletivo, mas também nos inspira a buscar soluções inovadoras e eficientes para os desafios que enfrentamos no nosso estado”, afirmou o presidente do CONCEEL-EMT, Edvaldo Belisário.

O CONCEEL-EMT, também teve como participantes o vice-presidente e representante da classe residencial, Benedito Paulo, Leonardo Marcelo, representante da classe comercial, Sebastião Carlos de Souza, secretário executivo, Rafael Malheiros, representante da classe rural e Leonardo Marcelo, representante do setor comercial.

Leia Também:  Prefeito de Nova Bandeirantes participa de Seminário Nacional pela Alfabetização, em Brasília

Sobre o Conceel -EMT
O Conceel- EMT tem por objetivo orientar, analisar e opinar sobre as questões ligadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final, não possuindo relação de subordinação com a Distribuidora Energisa/MT. O conselho é composto pelas seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Prefeito defende implantação do BRT: "temos mais de um milhão de habitantes que precisam dessa alternativa"

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA