Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Conselheiro traça diagnóstico da vulnerabilidade social na Região Oeste durante Tribunais em Ação

Publicados

MATO GROSSO

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, traçou um diagnóstico da Assistência Social dos 22 municípios abrangidos pelo Programa Tribunais em Ação, realizado em Cáceres.

“Nós fizemos um diagnóstico da vulnerabilidade da população e apresentamos aqui. Também mostramos um panorama daqueles municípios que estão acompanhando as recomendações do Tribunal de Contas e se prepararam para propor políticas públicas na área da Assistência Social”, declarou o conselheiro, que liderou a oficina voltada para Saúde e Assistência Social.

Com o tema “O olhar do TCE-MT na proteção social dos municípios da Região Sudoeste de Mato Grosso”, Maluf ressaltou a importância da eficácia das políticas públicas para a boa aplicação dos recursos públicos. “Políticas públicas ineficazes consomem muito mais dinheiro do que corrupção. Então, nós precisamos fazer sim controle de políticas públicas, orientar os gestores para que a sociedade tenha o seu plano. As demandas só aumentam e os orçamentos só congelam, é preciso aplicar bem os recursos públicos para que a população tenha, efetivamente, ganho social.”

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
O conselheiro ministrou palestra com o tema “O olhar do TCE-MT na proteção social dos municípios da Região Sudoeste de Mato Grosso”.

Na ocasião, o conselheiro também salientou o caráter orientativo do Tribunal de Contas, para além do punitivo. “Já tem alguns anos que o Tribunal de Contas de Mato Grosso vem se aproximando da sociedade, do jurisdicionado, que são os gestores, e não há forma melhor de se aproximar do que estar presente onde as pessoas moram, que é dentro dos municípios e não no quarteirão que existe lá no CPA. Estando presente junto aos municípios, nós conseguimos sentir melhor o anseio da sociedade. E, desta forma, podemos desenvolver melhor nosso trabalho.”

Leia Também:  Governo de MT realiza exposição de arte e artesanato indígena

Abordando outra área sensível na sequência, o juiz de Direito e membro do Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Gerardo Humberto Alves da Silva Júnior, falou sobre o impacto da judicialização da saúde no âmbito municipal e alternativas para o enfrentamento.

“Nós temos hoje duas grandes ações em tramitação no Supremo Tribunal Federal para definição das competências: o que seria a responsabilidade do município, do Estado e da União e de que forma que esse impacto tem sido no âmbito municipal, especialmente, nas contas públicas. Isso porque, de certa forma, existe um regime ainda de solidariedade mesmo que regrada nesse sentido. Então, a ideia é, a partir daí, a gente fazer uma proposição no sentido de uma mudança de foco do que temos hoje”, salientou.

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Juiz de Direito e membro do Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Gerardo Humberto Alves da Silva Júnior.

Segundo ele, no cenário atual, a saúde pública ainda é tratada de forma individualizada. “Eu penso que a saúde pública tem que ser tratada em uma perspectiva de um direito coletivo, que atinja a todos nós de forma indistinta.”

Prestigiando a oficina, o desembargador José Luiz Leite Lindote destacou a importância do Programa. “O Tribunal de Justiça sente-se gratificado de poder participar dessa iniciativa do Tribunal de Contas, para trazer mais conhecimento, mais informações sobre saúde, previdência, condições de vida, níveis de gestão, em palestras que vêm trazendo orientação ao gestor no sentido de prevenção, de poder aplicar melhor os recursos públicos que são escassos.”

Leia Também:  Conheça a salgadeira da Getúlio que faz sucesso há uma década

O secretário municipal de Saúde de Comodoro, Fábio Henrique Carraro, também falou sobre a relevância da ação. “É muito importante a aproximação dos órgãos de controle com as administrações municipais. Nós lutamos todos os dias lá, no meu caso, no caso da Saúde, para tornar a Saúde ideal no SUS real e algumas vezes isso é possível, outras nem tanto, e os órgãos de controle estão aí para nos apontar o caminho, nos direcionar.”

Tribunais em Ação

 Realizado pelo TCE-MT e pelo TJMT, o Tribunais em Ação propõe a formação técnica a prefeitos, vereadores e servidores públicos de diversos setores por meio de uma série de palestras e oficinas que se estendem até a quinta-feira (23). Além disso, ao longo dos dois dias haverá o compartilhamento de informações e produtos dos tribunais que possuem relação direta com a atuação dos jurisdicionados.

Esta segunda edição do programa conta com mais de 800 inscritos dos municípios de Cáceres, Araputanga, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Vale destacar que o Programa conta com a parceria da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cáceres, da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT).

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

Publicados

em

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.

Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.

O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.

A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.

Leia Também:  VÍDEO: Situação do casal venezuelano com gêmeos comove população em MT

De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.

“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.

Essence Bella Vita

A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.

Leia Também:  Governo de MT realiza exposição de arte e artesanato indígena

Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.

Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA