MATO GROSSO
Construção de parque coloca MT na rota de grandes eventos da América Latina
MATO GROSSO
Obra lançada em novembro de 2021 pelo Governo do Estado, o Parque Novo Mato Grosso colocará o Estado entre os realizadores de grandes eventos da América Latina. Isso porque o local, idealizado pelo governador Mauro Mendes, contará com um espaço para shows e eventos com capacidade de 100 mil pessoas.
Outro destaque que também deve fomentar o turismo mato-grossense é a construção do primeiro autódromo iluminado do país, que funcionará dentro do parque e que segue as normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, foi um dos convidados para o lançamento da obra e gostou do que viu.
“Estou muito orgulhoso de vir aqui e participar desse grande evento. É uma maravilha para o automobilismo e para Mato Grosso, que tem sido uma máquina impulsionando o nosso Brasil. Um empreendimento como esse é onde se criam os novos pilotos para representar o Brasil futuramente. E é um investimento que impulsiona o turismo, não é?! Atrai investimentos para todo o Estado, porque possibilita a vinda de grandes eventos internacionais”, afirmou o piloto.

O parque ocupa uma área total de 300 hectares e está localizado na MT-251, cerca de 11km da Trincheira Engenheiro Roberto Flávio Abbott de Castro Pinto, entre a Rodovia Helder Cândia – que liga Cuiabá ao Distrito de Nossa Senhora da Guia (MT-010), e Rodovia Emanuel Pinheiro – Estrada de Chapada.
Além de grandes eventos, o local também abrigará um kartódromo, lago para prática esportiva com 100 hectares, museu do agro, pista de motocross, pista de caminhada de 5 km, pista de skate, de ciclismo, e de bicicross, parque da família, pista para arrancadão, além de um estacionamento com capacidade para 12 mil automóveis.
Para o presidente da MT Par, Wener Santos, a iniciativa trará grande desenvolvimento para a Baixada Cuiabana e destaca a participação ativa do governador Mauro Mendes nas etapas da obra.
“Desde o primeiro dia do lançamento da obra, o governador Mauro Mendes tem acompanhado de perto toda a execução do projeto, porque quer entregar um local que tenha notoriedade e que seja motivo de orgulho para a população mato-grossense. E temos que reconhecer que o projeto é mesmo inovador e trará grande desenvolvimento social e econômico para a Baixada Cuiabana”, pontuou o presidente da MT Par.
Padrão Disney

O nível de excelência implementado nos parques temáticos da Disney, a exemplo do Magic Kingdom, também estará presente no Parque Novo Mato Grosso. Isso porque a MT Par conta desde outubro com a consultoria de Dan Cockerell e Valerie Cockerell. Dan é ex-vice-presidente do Magic Kingdom, do Walt Disney World e Valerie foi colaboradora da companhia por muitos anos.
A mentoria tem como objetivo acompanhar a pesquisa mercadológica, potencializando as oportunidades para a implementação do parque, contando com a expertise de Dan e Valerie, e por fim, após sua inauguração conquistar o título de melhor parque da América Latina.
Viveiro
Outra novidade é que o parque contará com um viveiro com mais de 70 mil mudas de plantas que já tomou forma. Em novembro deste ano, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) já doou cerca de 36 mil mudas de Mogno Africano, Ipês e Espirradeiras.

Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.