Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Coronel da PM assumirá Segurança Pública; auditor do TCE chefiada Secretaria de Orçamento

Publicados

CUIABÁ

Futuro prefeito de Cuiabá confirmou ambos os nomes para as secretarias municipais

A coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves Lacerda será nomeada Secretária Municipal de Segurança Pública, a partir de 1º de janeiro de 2025, pelo prefeito eleito de Cuiabá, deputado federal Abilio Brunini (PL).

Com a experiência de ter sido Comandante Geral Adjunta da Polícia Militar, coronel Francyanne Lacerda assumirá uma pasta a ser criada para desenvolver prioritariamente um dos projetos foi uma das bandeiras de campanha de Abilio Brunini: a criação de uma Guarda Municipal armada.

A coronel Francyanne Lacerda também já atuou na Subchefia operacional do Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público de Mato Grosso e corregedora da Polícia Militar.

Abilio também confirmou nesta sexta-feira (15) que o auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcelo Bussiki, será nomeado secretário de Orçamento Público. A pasta será resultado de uma fusão das secretarias de Planejamento e Ordem Pública.

Ex-vereador por Cuiabá na legislatura 2017-2021, Bussiki é servidor do TCE devidamente aprovado em concurso público. Também já foi candidato a vice-prefeito de Cuiabá nas eleições de 2020.

Leia Também:  Várzea Grande adia feriado do Dia do Servidor Público para sexta-feira (1º)

Conhecedor da máquina pública, é tido como peça chave para implantar políticas públicas que equilibram receita e despesas, permitindo ao Executivo municipal conduzir políticas públicas eficientes a partir de 2025.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Fila de mil pessoas e jovens em crise emocional: vereador Alex Rodrigues alerta durante primeira extraordinária da Comissão de Saúde

Publicados

em

Mesmo durante o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Cuiabá promoveu nesta terça-feira (21), uma reunião extraordinária da Comissão de Saúde para tratar de temas urgentes relacionados à saúde mental na capital. Participaram da deliberação o vereador Alex Rodrigues, integrante da comissão, a presidente Michelly Alencar e o também integrante Ilde Taques.

O debate incluiu temas como o “Janeiro Branco”, campanha voltada à conscientização sobre saúde mental, e questões relacionadas à estrutura de atendimento em Cuiabá. Sobre a importância da discussão, Alex Rodrigues destacou: “Acredito que é um tema muito importante para a nossa cidade, devido aos ocorridos nos últimos dias.”

Saúde Mental: Desafios e Propostas

A reunião abordou o combate às doenças psicológicas e a necessidade de investimentos em saúde mental. Segundo os participantes, por muito tempo, a saúde mental foi tratada de forma superficial, mas, atualmente, graças à luta da sociedade e ao reconhecimento do Ministério da Saúde, ela é considerada tão relevante quanto outras áreas da saúde.

“Como você vai esperar mil pessoas em uma fila numa situação que não é brincadeira? Jovens, principalmente, que vêm sofrendo com a depressão, precisam dessa melhora de atendimento”, pontuou Alex Rodrigues, ressaltando a gravidade do cenário e a urgência por soluções.

Leia Também:  Governador envia projeto para criar mais escolas militares em Mato Grosso

Entre os pontos debatidos, destacaram-se:

Atendimento em UPAs: A comissão discutiu como está sendo realizado o atendimento a pessoas em surto, sejam emocionais ou portadores de transtornos como o autismo.
Estrutura dos CAPS: Foi avaliada a infraestrutura e a composição das equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que desempenham papel fundamental no suporte psicológico e psiquiátrico da população.

Próximos Passos

A deliberação reforçou o compromisso da comissão em buscar melhorias estruturais e maior atenção para a saúde mental em Cuiabá. Com debates aprofundados e foco na realidade dos pacientes, a iniciativa marca um passo importante para o fortalecimento do atendimento na área.

A ação reafirma o compromisso do vereador Alex Rodrigues e dos demais membros da comissão com a saúde pública, priorizando a qualidade de vida e o bem-estar da população cuiabana.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA