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Corpo de Bombeiros monta grupo de trabalho com objetivo de expandir aplicativo para atender pessoas surdas

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O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso criou um grupo de trabalho para avaliar a expansão do aplicativo “Chama o Bombeiro” para outros municípios além de Cáceres, com o objetivo de proporcionar um atendimento emergencial mais inclusivo para pessoas surdas em todo o Estado. O aplicativo, que melhora significativamente a comunicação durante emergências, foi apresentado a autoridades civis e militares, nessa terça-feira (30.04), em reunião na Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

Desenvolvido em colaboração com o 5º Comando Regional de Bombeiros Militar (CRBM) e o Centro de Inovação Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc – Unemat), o “Chama o Bombeiro” está atualmente disponível apenas na cidade de Cáceres. Com a formação do novo grupo de trabalho, liderado pelo comandante-geral do CBMMT, Alessandro Borges, há intenção de expandir o uso do aplicativo.

“Essa iniciativa visa levar os benefícios do ‘Chama o Bombeiro’ para um número ainda maior de pessoas, garantindo um atendimento eficiente e inclusivo em todo o Estado de Mato Grosso”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

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A apresentação da ferramenta às autoridades foi conduzida pela equipe responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, que inclui a coronel BM Luciana Bragança, o major BM Leandro Jorge de Souza, e os professores Robson Gomes de Melo e Nivaldi Calonego Junior. Eles demonstraram como a plataforma permite que usuários surdos comuniquem suas emergências visualmente, enviando vídeos ou fotos que detalham o ocorrido. Os recursos do aplicativo facilitam o envio de informações e registram automaticamente a localização exata do incidente, acelerando a resposta dos bombeiros.

O superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, pontuou que a inovação trazida pelo aplicativo traz eficiência aos serviços.

“Ao eliminar a necessidade de comunicação oral no atendimento às ocorrências, o aplicativo oferece um modelo visual de atendimento que se mostra mais eficiente, representando um avanço significativo no atendimento de emergências”, destacou o superintendente.

A plataforma desenvolvida por servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ficou em 1° lugar no  Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, na categoria satisfação do cidadão ou servidor. A premiação ocorreu no dia 15 de abril e reconheceu 10 iniciativas de eficiência no serviço público estadual. 

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Fonte: Governo MT – MT

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Impulsionado por restaurantes e turismo, Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões em MT

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Contagem regressiva para o Dia das Mães intensifica preparação do comércio. Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 53% da população economicamente ativa no estado pretendem fazer compras e a estimativa de movimentação financeira na economia local é de R$ 395 milhões. A data é considerada uma das principais do calendário varejista no primeiro semestre.

Conforme a pesquisa, 59% dos entrevistados planejam almoçar em restaurantes para celebrar a data, enquanto 12% dizem optar por um jantar especial. Outros 6% revelaram que consideram fazer uma viagem no fim de semana do Dia das Mães. Segundo a gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o aquecimento na demanda nos setores de alimentação fora do lar e turismo é uma grande oportunidade para as empresas dos segmentos.

“Restaurantes e bares podem investir em menus especiais para a data, pacotes promocionais para famílias e reservas antecipadas. Já os hotéis e pousadas tendem a criar pacotes para aqueles que desejam celebrar a data com uma experiência diferenciada. Para isso, promoções ou descontos podem ser atrativos. Já as agências de turismo podem ofertar passeios de curta distância, promovendo destinos próximos e momentos relaxantes para as mães”, pontuou Trentino.

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Dentre as opções de presentes, roupas estão no topo da preferência (51%) dos consumidores, seguidas por calçados (40%) e chocolates (37%). Itens como cestas de café da manhã (29%), bolsas (23%), flores (20%) e perfumes (18%) também foram mencionados. Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 498 para presentear na data. Em Várzea Grande e Sinop, o ticket médio é ainda maior e ultrapassa a quantia de R$ 760.

Tendências de consumo

Ainda conforme a pesquisa, 23% das pessoas ouvidas ainda estão indecisas sobre qual presente escolher. Para 64%, promoções e descontos são fatores decisivos na hora das compras e 63% priorizam a qualidade dos produtos. Apesar das cifras superlativas no potencial comercial do Dia das Mães para economia mato-grossense, o cenário macroeconômico deve impedir resultados mais expressivos para empresas do comércio local.

De acordo como o levantamento, há uma queda expressiva na intenção de compra nesta época, que diminuiu 24 pontos percentuais em relação a 2024 – reflexo da alta dos preços e insegurança financeira. No caso da movimentação financeira estimada de R$ 395 milhões, a perda é de 26% em relação ao mesmo intervalo.

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Por tabela, o panorama força o consumidor a ter mais cautela. Mais da metade (54%) revelam que farão a boa e velha cotação de preços em busca do melhor custo-benefício. Quanto aos canais de pesquisa e aquisição, as lojas físicas do comércio de rua e shopping centers lideram as escolhas. Mesmo com a tendência de comparação de valores de produtos e serviços, as compras de Dia das Mães devem ficar para a última semana antes da data, conforme 57% dos entrevistados.

O grande fluxo “em cima da hora” pode gerar picos de demanda na véspera da comemoração, o que exige atenção redobrada do comércio para atender à alta procura.

Dados do levantamento

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre 13 de março e 1º de abril de 2025, em Mato Grosso. Foram entrevistados 1.070 residentes maiores de 18 anos de todo o estado. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

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