MATO GROSSO
Corrida Homens do Fogo reúne mais de 300 atletas e 80 crianças em Jaciara
MATO GROSSO
A Corrida Homens do Fogo é tradicional em Mato Grosso, com 35 anos de história. Na edição de Jaciara, autoridades do município, atletas de Cuiabá, Várzea Grande, Campo Verde, Primavera do Leste, Alto Araguaia, Rondonópolis e Sonora (MS) estiveram presentes.
Neste ano, além dos 7 km para a categoria “Adulto”, foi realizada a 1ª edição da Corrida Kids, com participação de mais de 80 crianças num percurso de 500 metros, no centro da cidade. Todas que completaram o percurso ganharam medalha e concorreram a sorteio de prêmios. Após a prova foi proporcionado picolé, pipoca, Gatorade, açaí, pula-pula, frutas e hidratação para a criançada continuar se divertindo.
Já a prova de 7 km para os adultos foi dividida em público geral e público militar, e contou com premiação em troféu, medalhas para todos os participantes e brinde dos patrocinadores aos primeiros colocados, de acordo com as categorias e faixas etárias.
Assim como a edição anterior, a corrida arrecadou alimentos não perecíveis para doar a instituição filantrópica do Vale de São Lourenço. Ação essa abraçada pelos apoiadores e patrocinadores do evento.
O comandante da 9º Companhia Bombeiro Militar, Major BM Marcus Vinicius da Conceição Reis Nascimento, ressaltou que a segunda edição da Corrida Homens do Fogo e primeira edição da Corrida Kids, em Jaciara, teve como objetivo promover a qualidade de vida e bem-estar das famílias por meio do esporte e aproximar a população junto ao CBMMT.
“Graças ao apoio das empresas local e órgãos públicos que acreditaram no nosso projeto, conseguimos realizar esse grande evento em nossa região. Agradeço a todos os patrocinadores e apoiadores. Ano que vem faremos as duas edições em novamente”, agradeceu o comandante.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.