MATO GROSSO
CORRUPÇÃO NA SAÚDE “Operação é mais um indicativo para intervenção”, dispara novo chefe do MPE-MT
MATO GROSSO
Assumindo nesta quinta-feira (9) o comando do Ministério Público Estadual (MPE), o novo procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz analisou que a “Operação Hypnos”, MPMT
deflagrada pela Polícia Civil MinistérioPúblico
contra esquema de corrupção DOET
na Empresa Cuiabana de DEMATOGROSSO
Saúde Pública (ECSP), é mais um indicativo da necessidade de intervenção na saúde pública de Cuiabá. O pedido de retomada da intervenção do Estado na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), que seria votado nesta quinta- feira (9) pelo Poder Judiciário, foi adiado para março.
O desembargador Orlando Perri nem sequer colocou em pauta o processo, pois está analisando melhor o caso. “Na nossa visão, a intervenção se faz necessária para que o interventor possa concluir o trabalho que foi suspenso por ordem do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Acredito que mais essa operação é mais um indicativo da necessidade da intervenção sem qualquer pré-julgamento contra quem quer que seja. O interventor não é um xerife. O interventor é aquele que vai fazer aquilo que o Judiciário quer que ele faça. Ou seja, cumpra as ordens, regularize as filas e providencie os remédios. É pra isso: o que não foi feito antes e tem que fazer”, explicou Deosdete.
Na operação de hoje foram alvos dois servidores da autarquia, além do ex-secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues da Silva, que teve mandado de prisão expedido contra ele. De acordo com as investigações, foram encontrados indicativos de irregularidades, como no processo de pagamento de duas notas fiscais emitidas em 2021 pela Remocenter Remoções e Serviços Médicos Ltda para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, para o fornecimento do medicamento Midazolan.
A intervenção foi decretada em dezembro de 2022 por Perri, que acolheu um pedido do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges. No entanto, nove dias depois, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, acatou o recurso da prefeitura de Cuiabá e suspendeu a intervenção por entender que “uma decisão tão drástica não se justifica além de haver desproporcionalidade e falta de razoabilidade em face dos riscos a que se sujeitarão a ordem e a saúde públicas do município de Cuiabá”.
Durante o período interventivo, o Estado divulgou um relatório que apontou um rombo financeiro na ordem de R$ 350 milhões e que não haveria dinheiro em caixa para efetuar o pagamento de dívidas. O suposto rombo foi negado pela Prefeitura de Cuiabá posteriormente.
FOLHA MAX


MATO GROSSO
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.
“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.
O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.
Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.
Representante da advocacia
Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.
“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.
Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.
“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Petra é a cerveja oficial no show da turnê “Jorge & Mateus 20 Anos” em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 129 mil empreendedores do estado têm mais de 45 anos, aponta pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT
-
MATO GROSSO1 dia atrás
AACCMT abre inscrições para voluntários do McDia Feliz 2025