MATO GROSSO
Covid entre médicos: Unidades sofrem desfalque em equipes e reduzem atendimento
MATO GROSSO
O aumento de casos de Covid-19 entre os profissionais de saúde fez com que o atendimento fosse reduzido na Unidade Básica de Saúde do Bairro Novo Colorado e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, nesta terça-feira (18).
A Prefeitura de Cuiabá comunicou que a unidade de Novo Colorado só está realizando testagem para casos de coronavírus e vacinação. Na Unidade Básica uma profissional apresentou resultado positivo para Covid-19.
Já a UPA do Verdão está priorizando o serviço para urgência e emergência após três apresentarem diagnóstico positivo, sendo dois clínicos gerais e um profissional da ala pediátrica.
Dessa forma, na UPA, há apenas um médico no box de emergência e um clínico geral. Os pacientes que não apresentam casos de urgência estão sendo informados sobre a situação e orientados a buscar atendimento em outras unidades.
No último levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram contabilizados 575 profissionais contaminados pela Covid-19 e pela gripe H3N2 desde o início de janeiro.
Esse número aproximado corresponde aos funcionários de toda rede, primária, secundária, terciária e do administrativo. No entanto, nem todos estão afastados, pois alguns completaram o tempo de isolamento e retornaram ao trabalho.
Apesar do surto de casos, a secretaria está impedida judicialmente de fazer contratos temporários para que outros profissionais possam ocupar as unidades de saúde em falta. Porém, a Pasta já entrou com pedido para reverter a imposição, junto ao Ministério Público do Estado (MPE) e ao Judiciário.
Além disso, a secretaria está realizando o processo seletivo para contratações em diversas áreas da saúde.
FONTE/REPOST: Vitória Gomes – MIDIA NEWS
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.