MATO GROSSO
CPI da Telefonia identifica déficit de 1.920 antenas em MT
MATO GROSSO
Levantamento de dados preliminares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel apontam um déficit de 1.92o antenas em Mato Grosso. A insuficiência dos serviços em termos de número de antenas por habitante toma por base critérios da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel).
De acordo com a Abrintel, é aceitável o número de 1000 habitantes por antena, o que não é praticado em Mato Grosso, uma vez que 1.641 antenas estão atualmente instaladas no território mato-grossense, conforme levantamento feito junto a Conexis, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade. O ideal para a atender a população de todo o estado seria o funcionamento de 3.557 antenas.
Em Cuiabá, o déficit é de 208 antenas. Atualmente com 623.614 habitantes, a Capital possuí apenas 416 antenas, quando o ideal seria 624. Outros municípios com maior densidade populacional também ficam para trás no quesito tecnologia. Várzea Grande com 290.383 habitantes desfruta do sinal de apenas 136 antenas, quando o ideal seria 290. Rondonópolis, terceira maior cidade do estado, precisaria de 236 antenas, mas hoje apenas 136 estão instaladas no território da cidade, 100 a menos do que é recomendado.
Em situação mais crítica, Colniza, com 41.117 habitantes deveria possuir 41 Estações de Rádio Base e atualmente apenas três estão instaladas. Em Vila Rica não é diferente, com a necessidade de 26 antenas, só existem três para atender a população de 26.496 habitantes. Campinápolis com 16.919 habitantes possuí apenas 2 antenas, quando 17 seria o ideal e Juara com 35.275 mil habitantes conta com apenas 5 antenas quando precisaria de 35.
Cidades do extremo norte do estado despontam com os maiores déficits proporcionais, como Peixoto de Azevedo com 6 torres quando o número ideal seria 36 e Guarantã do Norte com 7 torres quando precisaria de 36 para atender os 36.130 mil habitantes. Em Água Boa o problema é ainda maior, apenas 7 antenas cobrem a demanda por telefonia móvel, quando o ideal seria 26 antenas para emitir sinal de telefonia móvel para os 25.721 habitantes.
Além do déficit, o problema pode ser mais profundo, uma vez que cidades, teoricamente com número de torres próximo ao ideal, têm reiteradamente informado à CPI acerca das falhas e da ausência de sinal constante. Um exemplo é Santa Rita do Trivelato que demonstra ter 4 torres, sendo duas da operadora Claro e duas da Tim, mas na cidade apenas uma operadora funciona e com qualidade de sinal reduzida, de acordo com reclamações já protocoladas na comissão.
De acordo com dados fornecidos para a CPI, não há nenhum pedido de licenciamento para novas torres junto às Secretarias Municipais e Estadual de Meio Ambiente.
“É visível a falta de investimentos por parte das operadoras de telefonia, e principalmente que o uso de frequências mais elevadas, como a de 5G, tornará o problema ainda mais grave. Nessas frequências, cada antena consegue cobrir áreas geográficas cada vez menores, exigindo maior número de antenas instaladas”, ressalta o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos).


MATO GROSSO
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá

Além da ênfase na entrega de empreendimentos que combinem conforto e praticidade, o mercado imobiliário residencial segue aquecido e com ótimos índices de valorização. Prova disso é que o primeiro semestre de 2025 foi marcado por uma performance positiva e animadora.
Esse cenário tem impactado diretamente mercados regionais em expansão, como é o caso de Cuiabá. Com o avanço da urbanização, investimentos em infraestrutura e o fortalecimento da economia local, a capital mato-grossense tem atraído novos empreendimentos com conceito residencial clube como o Essence Bella Vita, lançado este ano.
Mais do que um lar, a proposta reflete um estilo de vida em modo férias. A ideia é oferecer aos moradores o máximo de conforto e praticidade, para que possam viver, relaxar e se divertir sem sair de casa.
De acordo com o Índice FipeZAP, que acompanha os preços de venda de imóveis em 56 cidades do país, os valores subiram em média 3,33% entre janeiro e junho. O crescimento supera a inflação oficial do período, medida pelo IPCA, que ficou em 3,01%, e se mostra ainda mais expressivo.
Localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização em Cuiabá, o condomínio conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m². O projeto arquitetônico valoriza a segurança, convivência, e contato com a natureza.
“Ao unir bem-estar e valorização imobiliária, o conceito condomínio clube se mostra atrativo não apenas para moradores, mas também para investidores que enxergam nesses projetos um alto potencial de retorno. O clima de Cuiabá contribui muito para empreendimentos como este”, ressaltou o diretor comercial da Essence Urbanismo, José Paulo.
Conheça o Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty care, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Cuiabá sedia pela primeira vez campeonato de kickboxing 100% profissional
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO38 minutos atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá