Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Cridac entregou 521 cadeiras de rodas e 116 andadores a pacientes no primeiro semestre de 2024

Publicados

MATO GROSSO

O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), entregou, no primeiro semestre deste ano, 521 cadeiras de rodas e 116 andadores para os pacientes da unidade. Também foram disponibilizados diversos modelos de calçados e palmilhas ortopédicas, além de muletas, apoios e adaptadores.

O Cridac, que completou 48 anos de atendimento especializado a pacientes de todo Estado neste mês, é dedicado ao atendimento e diagnóstico de crianças com Trantorno do Espectro Autista, à entrega de órteses e próteses, ao fornecimento de meios auxiliares de locomoção e aparelhos auditivos, além de oferecer suporte nutricional, fisioterapêutico e assistência em desenvolvimento neurológico.

De janeiro e maio de 2024, a unidade realizou 1.133 procedimentos em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os pacientes são encaminhados à unidade por meio do Sistema Estadual de Regulação (Sisreg). Além disso, no primeiro semestre, também entregou 398 órteses e próteses, e 852 aparelhos auditivos.

“Há 48 anos, o Cridac oferece atendimento e suporte aos pacientes e às suas famílias, na medida em que também dispõe de uma moderna estrutura e bons profissionais. Parabenizo a equipe multidisciplinar da unidade, que não mede esforços para fornecer suporte de alta qualidade e garantir um atendimento eficiente, capaz de suprir diversas demandas e necessidades apresentadas por cada paciente”, explica o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  VÍDEO: Provavelmente embriagado, homem ameaçava vigilantes com um "Facão" na mão, mas acabou "Dormindo" com facilidade quando um deles se aproximou para dialogar:

A diretora do Cridac, Suely Souza Pinto, destacou o compromisso dos profissionais da unidade em oferecer um atendimento integral e de qualidade a todos os pacientes assistidos no local.

“A equipe do Cridac tem como objetivo proporcionar assistência integral aos pacientes. Oferecemos desde a entrega de próteses e aparelhos auditivos, até a emissão de laudos e acompanhamento contínuo, sempre buscando garantir um ambiente acolhedor e humano”, ressaltou a diretora.

A secretária adjunta de Unidades Especializadas, Caroline Dobes, enfatizou a importância da unidade, que atua como referência no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

“O Cridac é uma unidade de referência em Mato Grosso, comprometida em garantir um atendimento eficiente e qualificado. Operando sempre por meio do SUS, o objetivo da unidade é ofertar um ambiente moderno, capaz de acolher cada vez mais pacientes de todo o Estado”, finalizou a gestora.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Mato Grosso registra o menor número de focos de calor nos últimos 15 anos

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA