Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“Cuiabá completa 303 anos com investimentos à altura de sua importância para o Estado”, destaca governador

Publicados

MATO GROSSO


No aniversário de 303 anos de Cuiabá, comemorado nesta sexta-feira (08.04), o governador Mauro Mendes falou sobre o volume de investimentos que o Governo de Mato Grosso tem destinado para o município.

Somente nas principais obras, mais de R$ 1,5 bilhão está sendo aplicado na Capital, em áreas como Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Saúde, Segurança e Educação. 

“Fui prefeito de Cuiabá e conheço de perto os desafios que a cidade precisa para avançar. Aqui no Governo, temos feito um investimento recorde para trazer mais desenvolvimento e qualidade de vida à população cuiabana. São hospitais, escolas, asfalto, delegacias, auxílios na área social… Cuiabá completa 303 anos com investimentos à altura de sua importância para o Estado”, afirmou.

Mauro Mendes destacou que a Saúde tem sido uma das grandes prioridades do Estado para Cuiabá. Na atual gestão, além de reabrir, modernizar e ampliar o Hospital Estadual Santa Casa, foram retomadas as obras dos hospitais Central e Julio Muller, que estavam paradas há muito tempo.

“Esses dois hospitais vão suprir a grande demanda da média e alta complexidade de Mato Grosso. É importante lembrar também que, durante a pandemia, abrimos o Centro de Triagem, que atendeu mais de 340 mil pessoas, oferecendo testes, consultas, tomografia e até medicamentos com a devida prescrição. Foi uma iniciativa que ajudou a salvar incontáveis vidas”.

Leia Também:  VIDEO: Menino de quatro anos tem problema grave na garganta e se não operar corre risco de morrer. A mãe faz apelo por tratamento pelo SUS, porque ela sequer conseguiu uma consulta com um especialista.

A Infraestrutura não fica para trás: já foi entregue a restauração da Estrada de Chapada entre a Fundação Bradesco e trevo do Manso, o asfalto ligando a estrada de Chapada ao Coxipó do Ouro e a duplicação da Avenida Parque do Barbado.

Também está em andamento a ponte entre o Parque Atalaia e o Parque do Lago, a restauração da Avenida 8 de Abril e da Trincheira Jurumirim e o asfalto novo no Distrito Industrial. E a obra do Rodoanel já está em fase final de licitação e as obras devem iniciar ainda neste ano.

“Ainda colocamos um ponto final no triste episódio de corrupção envolvendo o VLT. A licitação do BRT já foi concluída e em breve as obras vão começar. O modal é moderno, confortável, não poluente, terá uma tarifa mais barata e mais flexibilidade de rotas para atender a população”.

O governador ressaltou os avanços para a Educação, com a entrega da nova escola Dr. Mário de Castro e da Escola Técnica Estadual, e as reformas gerais nas escolas Hermelinda de Figueiredo e Cleinia Rosalina. Outras quatro escolas novas estão em processo de licitação e serão construídas em breve, sem contar as dezenas de unidades que estão passando por reformas e melhorias estruturais.

Leia Também:  OAB marca julgamento de advogado filmado agredindo a ex-esposa em Cuiabá

“Há alguns anos, éramos manchete nacional por conta de escolas de lata. Hoje a realidade é inversa. As escolas que estamos entregando contam com uma estrutura que não perde em nada para qualquer escola particular. E todas as unidades que ainda não tinham climatização estão recebendo aparelhos de ar-condicionado, para dar mais conforto aos estudantes e profissionais de Educação. Os professores da rede ainda receberam verba para a compra de notebook e plano de internet”. 

Na área social, liderada voluntariamente pela primeira-dama Virginia Mendes, as ações também foram robustas, de acordo com o governador. 

“Entregamos mais de 130 mil cestas básicas para a população vulnerável da Capital. E mais de 6 mil famílias cuiabanas estão recebendo o auxílio do SER Família Emergencial. Esse valor mensal ajuda a colocar comida na mesa dessas pessoas e isso faz toda a diferença. Sempre digo que é nosso dever ajudar a todos, mas especialmente aqueles que mais precisam”, completou.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  Emanuel zomba de Cuiabá ao dizer que intervenção causou caos”

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  Jeep Renegade de advogada assassinada passa por perícia

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA