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Cuiabá e Mixto se enfrentam no clássico de abertura do Mato-grossense 2023

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Cuiabá e Mixto se enfrentam neste sábado (21.01), a partir das 15h30, pela abertura do Campeonato Mato-grossense. O confronto ocorre na Arena Pantanal, gerida pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Com valores promocionais, os ingressos custam a partir de R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira). A torcida do Cuiabá – mandante do confronto – será alocada no setor Oeste Inferior, enquanto os torcedores mixtenses ficarão no Leste Inferior.

Os pontos de venda são as lojas Dourado Store (shoppings Pantanal e Estação), a Escolinha do Cuiabá (localizada na Av. Beira-Rio) e no site Ticket Hub. Os sócios-torcedores do Cuiabá têm direito à gratuidade e devem fazer check-in no site até a meia-noite do sábado.

Cuiabá e Mixto não se enfrentam desde 2020, quando o Dourado venceu por 3 x 2 e o Tigre terminou rebaixado para a Segunda Divisão, após a derrota para o Luverdense, em Lucas do Rio Verde.

Campeão da Segundona em 2022, o Mixto volta à elite do futebol mato-grossense e abre a temporada contra seu maior rival. Na história dos confrontos há uma ampla vantagem do Dourado, que venceu 15 vezes, empatou 9 e perdeu 7 vezes para o Mixto. O Cuiabá marcou 47 gols e sofreu 31 nos duelos.   

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Palco renovado

Quem for aos jogos na Arena Pantanal este anos poderá conferir o novíssimo gramado do estádio, que foi completamente substituído. A ação é uma contrapartida pelo uso do estádio em jogos oficiais, e foi promovida pelo Cuiabá Esporte Clube, em parceria com a Secel. Esta é a primeira troca completa de gramado desde a Copa do Mundo de 2014, que teve a Arena Pantanal como uma das sedes dos jogos.

“Para manter a Arena Pantanal no ranking dos melhores estádios do Brasil, a substituição do gramado foi mesmo necessária, uma contrapartida justa do time do Cuiabá pelo uso do estádio nos jogos oficiais. Vamos começar uma nova temporada com um gramado novinho”, afirma Jefferson Neves, secretário de Secel.

Hoje, a Arena Pantanal figura entre os principais estádios do Brasil e foi palco de importantes competições nacionais e internacionais, como a Copa América 2021. Sediou ainda a Supercopa do Brasil e recebeu 38 jogos da Série A entre 2021 e 2022, além de ter sido um dos palcos da Copa do Mundo de 2014 e principal estádio do Campeonato Mato-Grossense.

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Fonte: GOV MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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