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Dados de novo sistema da Seaf apontam pecuária leiteira como atividade mais desenvolvida na agricultura familiar de MT

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Dados do Sistema Estadual Integrado de Agricultura Familiar (SEIAF), da Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso, revelam as principais atividades econômicas dos 141 municípios do Estado. A pesquisa com informações inseridas pelos municípios no primeiro semestre deste ano destaca a importância da agricultura e da pecuária, com a pecuária leiteira emergindo como a atividade mais relevante.

A pecuária leiteira – que é incentivada e apoiada pelo Governo de Mato Grosso com o Programa MT Produtivo Leite – é a atividade apresentada como mais relevante, sendo considerada de grande importância em 118 municípios, o que representa 83,69% das localidades. Este setor não se destaca apenas pela produção de leite, mas também pelo impacto econômico e social que gera nas comunidades rurais, proporcionando emprego e sustento para inúmeras famílias.
A produção de peixe também é relevante em Mato Grosso – Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Além da pecuária leiteira, outras atividades agrícolas desempenham papéis significativos na economia local. São elas:

– Piscicultura/Aquicultura: Presente em 83 municípios (58,87%), a criação de peixes tem se mostrado uma alternativa sustentável e lucrativa

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– Mandiocultura: Com 77 municípios (54,61%), o cultivo de mandioca é essencial, contribuindo para a alimentação e a economia local

– Fruticultura/Olericultura: Envolvendo 70 municípios (49,65%), destaca-se pela diversidade de frutas e hortaliças produzidas.

– Apicultura (mel): Praticada em 64 municípios (45,39%), a produção de mel é uma importante fonte de renda para pequenos agricultores

– Bananicultura: A produção de bananas ocorre em 54 municípios (38,3%).


Foto: Secom-MT

O SEIAF coleta dados que identifiquem o volume, tipos de produtos comercializados e o retorno financeiro promovido pelos itens cultivados por agricultores familiares, com o objetivo de subsidiar políticas públicas para o setor.

O secretário de Agricultura Familiar do Estado, Luluca Ribeiro, pontuou que essas informações reafirmam que essas atividades contribuem com a economia dos municípios e têm um papel vital na segurança alimentar e na geração de empregos. Ele ainda destacou as ações do Governo para o fortalecimento da agricultura familiar.

“O Governo do Estado tem investido no fortalecimento e expansão dessas culturas pelo programa MT Produtivo, com a entrega de mudas, caixas de abelha, novilhas prenhes e outros investimentos para melhorar a genética do rebanho leiteiro”, ressaltou.

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O SEIAF foi criado com base na Lei Complementar n° 746, de 25 de agosto de 2022, que estabeleceu normas relativas ao cálculo dos Índices de Participação dos Municípios (IPM) para a distribuição dos recursos arrecadados com ICMS, beneficiando a agricultura familiar.

Fonte: Governo MT – MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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