MATO GROSSO
DATENA BRIGA E XINGA MILITANTES DO PSDB EM CONVENÇÃO TUCANA
MATO GROSSO
Alvo de protestos na convenção do PSDB que confirmou sua candidatura à Prefeitura de São Paulo, com José Aníbal de vice, o apresentador José Luiz Datena deixou o evento no fim da manhã deste sábado (27/7) após confrontar os militantes tucanos que o hostilizavam é xingavam do lado de fora da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Ao entrar no carro para ir embora, Datena devolveu o xingamento. O apresentador os acusou de receberem dinheiro do prefeito Ricardo Nunes para estarem ali.
A convenção tucana na capital paulista foi alvo de manifestações contrárias a Datena por militantes liderados por Fernando Alfredo, ex-presidente do PSDB paulistano.
Alfredo, que apoiava uma adesão do partido ao prefeito Ricardo Nunes, do MDB, chegou a lançar uma candidatura para se contrapor ao apresentador, mas a federação composta por PSDB e Cidadania confirmou nessa sexta-feira (26/7) Datena como candidato. Veja abaixo.
Um pouco antes, dentro do prédio, Datena já tinha rebatido as críticas. “Isso não é democracia, é baderna”, ao comparecer à convenção municipal da federação PSDB-Cidadania, que oficializou sua candidatura à Prefeitura de São Paulo, neste sábado (27).
A declaração do apresentador foi uma resposta à confusão e aos protestos dos membros do PSDB contrários à sua candidatura. Durante a convenção, Datena fez críticas a Nunes e exaltou o PSDB, além de anunciar José Aníbal, ex-senador e atual presidente municipal do partido, como seu vice.
A turbulência começou antes mesmo da convenção, quando os opositores a Datena foram impedidos de entrar na Assembleia Legislativa. Parte dos dissidentes conseguiu invadir o prédio, mas foi barrada por uma segunda barreira interna. A Polícia Militar foi acionada para reforçar a segurança e manter a ordem.
Datena destacou a importância de respeitar o processo democrático e criticou a desordem gerada pelos protestos. Apesar dos tumultos, a convenção seguiu e confirmou sua candidatura, além de delinear os planos para a campanha à Prefeitura de São Paulo. Assista a seguir! (Foto: reprodução vídeo; Fontes: Metrópoles; Folha de SP)


MATO GROSSO
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.
“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.
O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.
Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.
Representante da advocacia
Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.
“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.
Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.
“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Petra é a cerveja oficial no show da turnê “Jorge & Mateus 20 Anos” em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 129 mil empreendedores do estado têm mais de 45 anos, aponta pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT
-
MATO GROSSO1 dia atrás
AACCMT abre inscrições para voluntários do McDia Feliz 2025