MATO GROSSO
Defensoria Pública de MT Institui Política de Linguagem Simples para facilitar acesso do cidadão à Justiça
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Iniciativa quer tornar a comunicação mais clara, acessível e inclusiva, promovendo maior compreensão dos direitos e serviços públicos
A Defensoria Pública de Mato Grosso, por meio da Resolução Nº 9/2024, deu um passo importante para tornar a comunicação com a população mais clara, acessível e eficaz, ao instituir a Política de Linguagem Simples. A medida foi oficializada pela defensora pública-geral, Luziane Castro, que reconhece a relevância de uma linguagem compreensível para facilitar o acesso do cidadão aos direitos e à justiça.
“Essa iniciativa reforça o compromisso da Defensoria com a população atendida pelo órgão e garante transparência, a inclusão e o fortalecimento do acesso à Justiça, assegurando que todos os cidadãos possam compreender e exercer seus direitos de maneira plena e autônoma”, declara Luziane.
A Resolução reconhece que a linguagem utilizada em documentos oficiais e comunicações pode, muitas vezes, ser uma barreira para a compreensão dos direitos e deveres dos cidadãos. Por isso, a Política de Linguagem Simples surge como uma resposta para eliminar essa dificuldade, garantindo que as informações sejam apresentadas de maneira clara, objetiva e sem excessiva formalidade.
Grupo de Trabalho – Para implementar e monitorar a Política, a Resolução criou um Grupo de Trabalho (GT), cujos membros foram nomeados por portaria. O grupo terá a responsabilidade de estudar, propor e executar projetos que apliquem a linguagem simples nos documentos e comunicações do órgão. Ele também será responsável por capacitar membros da Defensoria para aplicar a técnica, além de criar e divulgar materiais que exemplifiquem as melhores práticas de comunicação simples. Veja abaixo o nome dos integrantes.
A Resolução prevê ainda que, as chefias de unidades incentivem suas equipes a participar de capacitações e contribuir com oficinas voltadas para a promoção da linguagem simples. Com isso, espera-se formar uma rede de defensores e servidores capazes de aplicar e disseminar essa prática em toda a instituição.
Decorrido um ano da criação do GT, um relatório detalhado sobre as atividades e resultados, com avaliação do impacto da aplicação da Linguagem Simples será feito, com proposição de melhorias contínuas. Ideia – A iniciativa foi proposta pela diretora da Unidade de Apoio à Gestão Estratégica (UAGE), Francisca Lia Santos, após participar do maior evento que debate inovação no setor público, o Conexão, em abril deste ano, em São Luiz (MA). Ela explica que já existe projeto de lei no Congresso propondo a implantação da prática e informa que o Judiciário está em fase de implantação, por meio de recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“O tema foi tratado no evento e por ser de extrema relevância para um órgão como a Defensoria Pública, que lida com um público popular e vulnerável, sugerimos a adoção aqui. A Administração Superior sinalizou positivamente e demos início a oficialização dos trabalhos, por meio da Resolução 9”, informa. Lia esclarece que a Linguagem Simples não abolirá a linguagem técnica, nem tem a intenção de empobrecer a comunicação, mas, antes, de tornar a apresentação das informações mais clara, tanto do ponto de vista estético como do conteúdo.
“A prática respeita o Acordo Ortográfico vigente no país e garante o uso de termos técnicos, porém, estimula que a linguagem seja a mais clara, simples e objetiva possível. E nosso trabalho será o de disseminar a iniciativa junto a área meio e, principalmente, a área fim”, informa. O primeiro produto a ser revisto pelo GT será a Carta de Serviços ao Cidadão, documento que apresenta a estrutura e os serviços da Defensoria Pública para a população.
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CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.