Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Deputada Janaína Riva (MDB) defende força de segurança do Estado contra ações do IBAMA em MT; veja vídeo

Publicados

MATO GROSSO

Em vídeo publicado no Instagram, a parlamentar Janaina Riva (MDB), presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) defendeu que as forças de segurança pública do Estado se mobilizem contra ações do IBAMA no Estado de Mato Grosso.

veja o vídeo no final da matéria.

Segundo a deputada a situação toda é “injusta” e medidas devem ser tomadas para frear a situação. “Estou recebendo vários vídeos de Juruena, Cotriguaçu, onde aparecem casas sendo queimadas por supostamente terem sido construídas em áreas embargadas”.

Leia também: Segundo decisão judicial, Deputada Janaína Riva faria parte de organização criminosa

A parlamentar admite que as propriedades particulares estão dentro de áreas embargadas, mas que não deveriam estar: “existe um problema de regularização fundiária enorme em Mato grosso, tem muitas propriedades que estão embargadas e não deveriam estar”.

Janaina disse ter telefonado para a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), Mauren Lazzaretti, e cobrado explicações. No entanto, a chefe da pasta informou que as operações não foram ordenadas pela Sema.

Leia Também:  Fazendeiro nega morte de onça pintada e sua defesa alega que vídeo foi editado

A Deputada afirma ter ligado para o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União Brasil), para que seja feita uma convocação da Secretaria da SEMA para dar explicações, afirmou ainda que ligou para o Secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, para que ele pedisse ao governador fizesse uma intervenção junto ao presidente do IBAMA para suspender as operações para que “a gente possa entender o que esta acontecendo”.

Ela finaliza o vídeo falando sobre o uso da segurança para barrar as operações: “as forças de segurança precisam entrar e não podem permitir o que o governo federal faça o que esta fazendo está fazendo no nosso estado!”.

CONEXAO MT 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Casa Silva Freire inaugura série de lives dedicada ao pensamento do poeta mato-grossense

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA