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Deputado revela que foi barrado em bairros na campanha e alerta crescimento do CV em MT

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O deputado Wilson Santos (PSD) criticou o forte crescimento das facções criminosas em Mato Grosso. Em entrevista, o parlamentar revelou que foi “barrado” de entrar em dois bairros da Cuiabá, por membros do Comando Vermelho, na época que andava em campanha no ano passado.

“No bairro Primeiro de Março e no Joao Bosco Pinheiro fui barrado, intimidado lá. Fui ao secretário de Segurança e comuniquei o fato”, revelou nesta terça-feira (28), em entrevista à Rádio Jovem Pan Cuiabá. Para o político, Mato Grosso está perdendo espaço para as facções, que tem construído um “Estado Paralelo” somente para o crime organizado, inclusive desenfreado.

Já há comerciantes sendo extorquidos pelas facções criminosas, sendo obrigados a pagar uma “taxa de proteção” em Cuiabá. “Esse é o verdadeiro pão de furo que tem que se discutir”, disse.
Wilson Santos aproveitou para criticar o Governo do Estado, quanto à sua atuação diante do avanço célere da criminalidade em Mato Grosso. “Segurança não se faz só com armamento com munição e treinamento de policial. Segurança é um conceito muito mais amplo. O que está acontecendo aqui em Cuiabá, Várzea Grande e em Mato grosso todo é a construção de um Estado paralelo, um Estado do crime, com suas ordens, com suas regras, com seus códigos. O crime organizado em Mato Grosso está montando um estado paralelo, ao estado oficial. Essa é a verdade”, desabafou.

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O parlamentar, que reapresentou recentemente na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei para que sejam implantadas câmeras no fardamento policial, considera a medida como um ato bem necessário.

O PL já foi rejeitado em 2021, mas tem ganhado força após novos episódios de confronto com mortes envolvendo policiais militares. Ele revelou que fez um convite aos colegas deputados, a OAB e ao Ministério Público Estadual para irem até São Paulo no dia 13 de maio conhecer a realidade dos militares que já usam o equipamento.

“A questão das câmeras é apenas um detalhe e, querendo ou não, elas serão realidade. Já é realidade em São Paulo, Santa Catarina, e em Rondônia, e deverão ser em todo o País”, afirmou. O deputado Elizeu Nascimento (PL), que é um dos que
se declararam contra a implementação de câmeras, deve ir na viagem acompanhado se declararam contra a implementação de câmeras, deve ir na viagem acompanhado de Wilson.

“Durante o processo eleitoral, o candidato Tarcísio de Freitas, condenou o uso de câmeras nas fardas dos policiais, fez um debate veemente sobre isso. E esse foi um dos pontos de destaque na eleição paulista.E eu respeito quem pensa ao contrário, ele eleito e tomado posse, ele foi conhecer a experiência que ele condenava. Hoje ele manteve as câmeras nas fardas, manteve o coronel Forner no comando deste programa em São Paulo porque argumentos técnicos, estatísticas e números provam isso. O bom policial não tem porque temer, aquele que age cumprindo os procedimentos militares que aprendeu, aquele cumpre o protocolo de cada operação e procedimento não tem o que temer”, explicou.

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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