MATO GROSSO
Detran-MT atende mais de 1,5 milhão de pessoas com agendamento
MATO GROSSO
Governo de Mato Grosso, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), implantou, há dois anos, o sistema de agendamento para atendimento presencial. Desde então, mais de 1,5 milhão de pessoas foram atendidas nas unidades da Autarquia em todo Estado.
O sistema foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Detran-MT e implantado no início da pandemia do Covid-19, em abril de 2020, como uma forma de dar continuidade aos serviços do Detran de maneira segura e mais cômoda para os cidadãos.
“Com a pandemia do novo coronavírus, o Detran precisava reduzir o número de pessoas nas unidades. Com isso, os analistas de TI do Detran criaram o sistema de agendamento, sem custos para o Estado. A primeira versão do sistema atendia todas as unidades, mas tinha algumas restrições. Agora ela foi aprimorada, com mais funcionalidades e mais simples acesso para o cidadão”, explicou o coordenador de Tecnologia da Informação do Detran-MT, Danilo Cruz.
Conforme o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, o atendimento presencial com agendamento evita aglomeração de pessoas nas unidades e filas de espera. “Com o agendamento prévio, o Detran proporciona maior comodidade e praticidade ao cidadão, uma vez que ele vai até a unidade no horário que escolheu e é atendido em poucos minutos”, destacou.
A gerente do Núcleo de Atendimento do Shopping Estação em Cuiabá, Ariadine Bordalho, ressalta que o sistema de agendamento online trouxe uma série de benefícios às unidades de atendimento bem como aos cidadãos que buscam pelos serviços do Detran.
“Com o agendamento prévio, otimizamos o gerenciamento de nossas atividades, reduzimos o tempo de espera e o atendimento ficou mais organizado e eficiente. Temos recebido muitos feedbacks positivos da sociedade”, contou.
No interior do Estado, o chefe da 2ª Ciretran de Rondonópolis, Carlos Antônio Nazário, lembra que antes do sistema de agendamento online, o atendimento era mais tumultuado, pois muitas vezes o cidadão levava mais de uma pessoa junto e aglomerava de pessoas na unidade.
“Hoje com o agendamento, o cidadão vai no dia e horário que escolheu e, dessa forma, o atendimento flui com mais tranquilidade e organização. O agendamento online foi um avanço que melhorou 100% a vida do contribuinte que busca serviços presenciais do Detran, atendendo de forma ágil e eficiente o cidadão”, relatou.
Como agendar o atendimento
Para agendar o atendimento presencial, o cidadão deve entrar no site do Detran (www.detran.mt.gov.br) e clicar na mensagem de tela em cor azul para Agendamento. Na sequência, abrirá a página do agendamento com as abas “Libras”, “Agendar”, “Consultar” e “Excluir”.
Ao clicar na aba “Agendar”, o cidadão deverá preencher os dados pessoais, nome, telefone, e-mail e CPF, escolher a unidade que deseja ser atendido, data, horário e o serviço que deseja realizar.
Preenchidos os campos, será gerado um comprovante de agendamento ao cidadão, de caráter informativo e orientativo, não sendo obrigatório a apresentação no dia do atendimento.
No Instagram do Detran-MT (@detranmt), o cidadão pode verificar o passo a passo para fazer o agendamento. Clique AQUI e confira o vídeo orientativo.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.