MATO GROSSO
Dr. Manoel Loureiro destaca importância da mobilização nacional pela retomada da JBS em Diamantino
MATO GROSSO
Uma comitiva formada pelos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Carlos Fávaro, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, deputados estaduais, secretário de estado, políticos regionais e locais visitou neste sábado (17.06) a unidade da JBS em Diamantino, destruída por um incêndio há uma semana. As autoridades foram acompanhadas pelos proprietários Joesley e Wesley Batista. O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro Neto, recebeu a comitiva e destacou a importância da mobilização nacional pela retomada das atividades da unidade, acometida por um incêndio no último domingo (11.06).
“O frigorífico não será fechado e não haverá desemprego, estou em conversa com empresa desde o ocorrido, acompanhando de perto todo o trabalho. É um frigorífico de potencial imenso, emprega mais de 1.500 pessoas. O ocorrido comoveu as autoridades em nível nacional e hoje recebemos esse apoio presencial do ministro da Agricultura e do ministro Gilmar Mendes, que sempre apoiaram e vem reforçando todas as ações no nosso município”, afirmou o prefeito.
Dr. Manoel Loureiro ressaltou que está trabalhando desde o começo da gestão pela vinda de uma unidade do Corpo de Bombeiros para a cidade. “O projeto arquitetônico está aprovado e projetos complementares de hidráulica e elétrica ficarão prontos em breve. Também levaremos ao Governo do Estado uma proposta para que o Corpo de Bombeiros funcione provisoriamente em outro local antes da construção da estrutura própria. O objetivo é agilizar a implantação de equipamentos e equipes. Essa ideia é abraçada pelos municípios vizinhos”, completou.
Carlos Fávaro afirmou que o Ministério da Agricultura está pronto para ajudar Diamantino em todas as necessidades e que isso passa pela retomada das atividades da planta da JBS no município.
“Antes de mais nada, destaco me solidarizo com a região, sabendo que essa empresa gera muitos empregos e muitas oportunidades econômicas para toda comunidade. Estamos recebendo primeiramente os controladores da empresa para que possam dimensionar os estragos ocasionados pelo incêndio”, observou.
O ministro fez questão de pontuar que a prioridade é que o processo de aprovação do novo projeto do prédio aconteça da forma mais rápida possível para que as atividades da JBS sejam retomadas normalmente. “Pensando nos trabalhadores, o nosso foco principal é agir, junto a empresa, para que não haja desemprego. É um conjunto de ações que iremos fazer juntos para manter a empresa aqui.”
Ministro do STF e natural de Diamantino, Gilmar Mendes deslocou-se até o município acompanhando os controladores da JBS. “Estamos todos preocupados com esse ocorrido grave e com a superação desse problema. Com certeza é uma questão relevante. A JBS é de extrema importância para Diamantino e toda região de Mato Grosso. É fundamental que haja uma solução, por isso estamos aqui hoje todos reunidos pessoalmente.”
O presidente Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho também defendeu a união de esforços. “Nosso foco é recuperarmos o mais rápido possível as atividades da unidade e voltarmos a ter uma movimentação financeira e principalmente não perder os postos de trabalho que gera esse frigorífico. Foi uma notícia triste para os que estão aqui e fora do município. A empresa gera uma quantidade expressiva de empregos na região. O impacto de uma paralisação é muito grande, para o município e estado de uma forma geral.”
Também natural de Diamantino, a ex-deputada federal e atual diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), acompanhou a visita. “Estamos fazendo uma articulação para a permanência dos empregos e para maiores investimentos na região. Esse é um momento que precisamos cuidar um do outro e Diamantino é minha cidade e eu tenho a obrigação de ajudar.”
Unidade será mantida
Renato Costa, presidente da Friboi, destacou que a primeira preocupação do grupo foi em relação aos trabalhadores ao tomarem conhecimento do incêndio. “Felizmente recebemos a notícia que não houve nenhum dano com nossos colaboradores.”
Sobre o prazo para retomada, o executivo disse ainda não poder precisar, porém acredita que de seis a oito meses. Segundo ele, o abate não foi impactado. Sofreram impacto a estocagem, túnel de congelamento e outras áreas.
“Naturalmente retoma primeiro o abate, em um segundo momento a desossa, a princípio esse é o nosso planejamento. A ideia também é transferir o produto para ser desossado em alguma outra unidade e assim será por etapa até os trabalhos serem 100% retomados. Não está nos nossos planos para a unidade. É um investimento alto que precisa ser retomado sim”.
Quanto aos colaboradores, Renato Costa informou que estão recebendo todo apoio do grupo, e entraram em férias de 15 dias que poderão ser prorrogadas por mais 15 até que o estudo do impacto seja concluído. “A chegada das autoridades em Diamantino mostra a importância da região. Sabemos o seu potencial que o município tem, principalmente com grãos e com confinamentos. Isso mostra a importância da região e da unidade toda sendo prestigiada”.
Também participaram da visita o deputado estadual Paulo Araújo; secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico César Miranda; o prefeito de Alto Paraguai, Adair José; vice-prefeito de Diamantino, Jozenil Costa Lube; presidente da Câmara Municipal de Diamantino, vereador Arnildo Neto; secretário de Infraestrutura e Obras, Edes Beia (Edinho); secretário Esportes e Lazer, Jefersson Grolli; e de Cultura e Turismo, Caique Loureiro.


MATO GROSSO
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.
“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.
O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.
Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.
Representante da advocacia
Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.
“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.
Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.
“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Petra é a cerveja oficial no show da turnê “Jorge & Mateus 20 Anos” em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 129 mil empreendedores do estado têm mais de 45 anos, aponta pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT
-
MATO GROSSO2 dias atrás
AACCMT abre inscrições para voluntários do McDia Feliz 2025