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Edital da Secel fomenta publicação de livros e oficinas de criação literária em Mato Grosso

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A leitura e a produção literária em Mato Grosso são fomentadas pelo edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense, que foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A seleção pública contou com recursos de R$ 2 milhões e contemplou 67 projetos, entre eles para oficinas de criação literária e publicação de livros.

Um dos projetos viabilizados com recursos do edital é a Oficina de Criação Literária e Livro Eletrônico, oferecida pelo poeta mato-grossense Alexandre Rauh. Com 10 encontros gratuitos transmitidos pela internet, a oficina ajuda a transformar ideias em histórias, poesias, contos, memórias ou receitas.

Os encontros começaram no dia 3 de outubro e prosseguem até 5 de dezembro, sempre às terças-feiras das 20h às 22h. A programação inclui atividades práticas de edição para e-book e posts para redes sociais.

  • Clique aqui para fazer a inscrição
Graduado em letras e mestre em educação, Alexandre Rauh é ator, produtor cultural, criador do blog eletrônico do Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE, diagramador de livros, e também coautor e editor do livro eletrônico “Cozinha Poética: histórias que nutrem”, lançado em 2022.

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Outro projeto que também está ajudando a inspirar talentos potenciais da literatura é o Workshop de Escrita Criativa, conduzido pelo escritor tangaraense Cristiano José Pinto. Oferecida gratuitamente nos municípios de Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra, a oficina ensina a aprimorar habilidades literárias de escritores da região.

O primeiro encontro ocorreu em Campo Novo do Parecis, no dia 04 de novembro. O segundo encontro acontece no próximo sábado (11.11), a partir das 14h, na Biblioteca Pública Municipal de Tangará da Serra. As inscrições podem ser feitas aqui.

Cristiano José Pinto é autor dos livros “O mago Crazy” (2019), “A cólera do Santo” (2013) e “Palavras esquecidas” (2019). O escritor é também um dos representantes do segmento da Literatura no Conselho Municipal de Política Cultural de Tangará da Serra.

Além das oficinas, o edital de literatura viabilizou a publicação do livro “A Lenda da Lixeira”, escrito pela professora Nilda Ramos com ilustrações do artista plástico Adriano Ferreira. A obra será lançada na quinta-feira (09.11), às 19h, no Espaço Livre Livro, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá.

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Em “A Lenda da Lixeira”, a escritora conta uma história de ficção com a fábula da árvore do cerrado. O enredo traz a jovem indígena Uirá, que na luta pelo direito às suas escolhas, mergulha o leitor em questões sociais e ecológicas.

Nilda publicou seu primeiro livro “Julinho o Perfumista” em 2014, e já tem previsão de lançar o próximo em 2024, cujo tema é um novo olhar sobre as queimadas.

Fonte: Governo MT – MT

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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