Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Em 28 anos de funcionamento, MT Hemocentro cadastrou 897,8 mil doadores em todo o Estado

Publicados

MATO GROSSO


O MT Hemocentro celebra 28 anos de funcionamento nesta terça-feira, dia 15 de março. Ao longo desses anos, o banco de sangue público estadual cadastrou 897.899 doadores em todo o Estado. As doações beneficiaram todos os hospitais e prontos-socorros públicos dos 141 municípios.

Em alusão ao aniversário de 28 anos de funcionamento, nesta terça-feira, haverá apresentação musical da banda da Polícia Militar de Mato Grosso em frente a sede do MT-Hemocentro. O banco de sangue funcionará normalmente, mediante agendamento prévio das doações, para evitar aglomeração.

Os doadores fidelizados estão convidados para participar da comemoração e receberão os agradecimentos pela colaboração permanente na missão de salvar vidas.

A doadora Amanda Arruda Pessoa doa sangue total e plaquetas assiduamente. Ela se sente grata por integrar o grupo de doadores do MT Hemocentro. “Eu acredito que pequenas atitudes podem mudar o mundo, transformar vidas e famílias inteiras. Dessa forma a gente constrói um mundo melhor e essa atitude é contagiante. Sou profundamente grata por fazer parte dos doadores do MT Hemocentro, que para mim é como uma casa acolhedora”.

A doadora voluntária e fidelizada, Marina Farias, que doa sangue, plaquetas e já fez doação de Medula Óssea, destaca a importância de salvar vidas. “Com uma bolsa de sangue a gente consegue salvar quatro vidas e possibilitar um recomeço, além de levar esperança para as famílias desses pacientes que precisam de doação. A nossa força também está na doação de sangue.”

Leia Também:  Sema faz 99 operações e aplica mais de R$ 300 milhões em multas no primeiro trimestre

A doadora fidelizada Alessandra de Souza Boaventura também enfatiza o poderoso trabalho do banco de sangue público de Mato Grosso. “O MT Hemocentro desenvolve um trabalho incrível que é a captação de doadores de sangue. Sou doadora regular e membro da BPW Cuiabá [Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá], que é também parceira nas campanhas de coletas de doação de sangue”.

Infraestrutura

A unidade especializada possui atendimento ambulatorial, com equipe multiprofissional (composta por técnicos especializados no tratamento de doenças hematológicas não oncológicas) apta e pronta para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O MT Hemocentro inovou, diversificou, ampliou os serviços e é responsável pela atuação em âmbito estadual da hemoterapia e hematologia.

O banco de sangue possui 14 Unidades de Coletas e Transfusão no interior do Estado, que realizam processos de trabalho envolvendo a coleta, o processamento e a distribuição de hemocomponentes, sendo responsável pela coordenação da atuação de 26 Agências Transfusionais localizadas em hospitais públicos de Mato Grosso.

A unidade também realiza o cadastro de possíveis doadores de medula óssea e contabiliza mais de 68 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Medula Óssea (Redome). Além de auxiliar no serviço de transplantes de Medula Óssea, o MT Hemocentro é parceiro da Central de Transplantes e realiza exames que viabilizam a captação de órgãos e, consequentemente, a realização de transplantes.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros abre inscrições para Corrida Homens do Fogo em Primavera do Leste

Reforço

Neste ano, o MT Hemocentro contará com o reforço em sua logística de transporte para a coleta de doações externas, ampliando ainda mais a abrangência. Por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a unidade trabalha na aquisição de uma carreta de coleta de doação de sangue itinerante, equipada e climatizada, e de um caminhão com a mesma estrutura interna.

O Hemobus, que já atua há décadas, permanecerá como apoio estratégico na coleta externa em parceria com as Prefeituras da baixada cuiabana.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Vídeo: Desperdício de água em frente à estação André Maggi preocupa moradores em Várzea Grande

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA