MATO GROSSO
Em grupos de Facebook, mato-grossenses negociam barriga de aluguel: ‘algumas aceitam por R$ 10 mil”
MATO GROSSO
Quando tinha 16 anos, Luzia* foi questionada por uma das clientes do salão em que trabalhava como manicure, em Tangará da Serra, sobre a possibilidade de ser barriga de aluguel. As duas chegaram a conversar sobre o procedimento, mas Luzia negou a oferta de R$ 150 mil para gerar uma criança que, posteriormente, deveria ser entregue para a cliente do estabelecimento.
Uma década depois, Luzia ainda pensa no valor oferecido e em como ele poderia mudar sua realidade financeira. Há seis anos, ela decidiu entrar em grupos de Facebook e outras redes sociais onde são feitas negociações entre pessoas que buscam uma barriga de aluguel e as mulheres que estão dispostas a “alugarem” o próprio corpo.
“Tem seis anos que estou nesses grupos, mas tem muito golpe, muita especulação. Não é fácil de conseguir uma pessoa que pague pelo preço que vale. Se eu encontrar alguém um dia, não cobraria barato. Ainda passa pela minha cabeça, sei que perdi uma grande oportunidade em 2013 [quando recebeu a proposta de ser barriga de aluguel]”.
Por conta das especulações e propostas financeiras que não foram interessantes a ponto de Luzia aceitar ser barriga de aluguel, as tentativas, aos poucos, foram sendo deixadas de lado.
Humilde, ela conta que “cresceu sem família”. Apesar de ter contato com a mãe, o pai de Luzia morreu sem conhecê-la. O assunto é delicado e a jovem pede para não falar sobre o tema. Diz apenas que não sabe o que a família pensaria se descobrisse que ela está disposta a ser barriga de aluguel.
“Cresci sem família e morei em um abrigo da minha cidade. Até hoje não tenho casa para morar. Nos grupos [onde as negociações acontecem] as coisas não são da forma que eu achava que fosse. Achei que fosse mais fácil e mais caro, mas tem mulheres que são BA por R$ 10 mil”.
OLHAR DIRETO


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL3 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil