MATO GROSSO
Em reunião com governador, ministro da CGU destaca trabalho realizado pela CGE
MATO GROSSO
A reunião com o governador aconteceu na manhã desta quinta-feira (04.07), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
“O trabalho que a Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso tem feito aqui é muito importante, profissional e técnico, e se destaca frente aos outros estados. É um órgão muito bem equipado e organizado para lidar com todos esses desafios, e que tem conseguido obter muitos resultados positivos”, destacou o ministro.
Ainda seguindo o ministro, “é perceptível um compromisso do governador em estimular a cooperação entre órgãos e desenvolver cada vez mais parcerias dentro desse trabalho que nós realizamos para construir um estado mais eficiente para a população”.
Ao ministro, Mauro Mendes ressaltou que investir na Controladoria é prevenir e oportunizar mais eficiência à máquina pública.
“Um governo com uma gestão fiscal eficiente, realizando investimentos, entrega mais resultados para a população. Desde o início da nossa gestão, em 2019, já nos preocupávamos com isso. Naquele ano, Mato Grosso ocupava a 24° entre todos os estados no ranking de gestão fiscal. Era nítido que tinha algo desregulado, e foi quando começamos a atuar, por meio de medidas necessárias, para mudar esse cenário, e hoje, pelo terceiro ano consecutivo, somos primeiro colocado no mesmo ranking em gestão fiscal”, explicou.
Mauro também destacou que a aplicação dos recursos de forma responsável proporcionou robustos investimentos na ordem de 19% da receita corrente líquida do Estado.
O governador ainda ponderou sobre a necessidade da continuidade e aumento nas parcerias entre os órgãos estadual e federal na execução de rotinas de intercâmbio de informações técnicas, concessão de acesso a sistemas informatizados, nas bases de dados e no desenvolvimento de projetos e ações conjuntas nas áreas de controle interno.
Ainda em Cuiabá, o ministro deverá assinar, junto ao Controlador Geral do Estado, Paulo Farias Nazareth Netto, a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre a CGU e a CGE, formalizado inicialmente em 2019 para compartilhamento de dados e informações, e que vai se estender até o fim da gestão atual.
Participaram do encontro, o siretor de Operações Especiais da CGU, Olavo Caldas; o chefe de gabinete da CGU, Fábio Félix; o controlador geral do Estado, Paulo Farias Nazareth Netto e a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.