MATO GROSSO
Em visita à ALMT, presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil discute parceria
MATO GROSSO
O presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil, Leonardo Ananda Gomes, que visita Mato Grosso com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre o Estado e o país asiático foi recebido pelo presidente do Parlamento estadual, Eduardo Botelho (União). Os principais temas debatidos foram o potencial mato-grossense enquanto produtor de alimentos e parcerias para criação de indústrias.
“A Índia tem a maior população do mundo e tem muita demanda por alimentos e Mato Grosso é referência mundial na produção de alimentos. Então o que nós viemos fazer aqui é trabalhar para viabilizar o fortalecimento dessa relação”, afirmou Ananda.
O presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil explicou que Mato Grosso é o quarto Estado em termos de exportação para a Índia. Os principais produtos negociados são ouro, gergelim e óleo de soja. Em importação, é o décimo segundo Estado. “O interesse da câmara agora é trabalhar na atração de investimento. Nós acreditamos que Mato Grosso tem um ecossistema muito favorável para recepcionar novos investimentos indianos e com isso gerar mais negócios”, afirmou.
Para Eduardo Botelho, a iniciativa é uma oportunidade importante de fortalecer essa relação, que deve gerar novas oportunidades para a venda dos alimentos produzidos em Mato Grosso. “Uma das principais lutas da Assembleia Legislativa é verticalizar algumas produções com a criação de indústrias para aprimoramento das matérias-primas já produzidas no Estado. E no encontro de hoje discutimos a possibilidade de parceria para instalação de indústrias para produção de óleo de soja”, defendeu o presidente da Casa de Leis.
Botelho destacou ainda que o Estado vem investindo na modernização do sistema de transporte com a construção da ferrovia que vai passar por 16 municípios mato-grossenses, garantindo conexão com a malha ferroviária nacional e o porto de Santos. “Estamos mostrando que a ferrovia está chegando e vai facilitar muito o escoamento dos produtos do Estado”, defendeu Botelho. “Além disso, temos energia, mão de obra e insumos. Então o Estado tem todas as condições de ser esse grande produtor industrial que vai agregar ainda mais valor à nossa agricultura”, afirmou.
A visita ao Estado é um encaminhamento às tratativas, com foco no setor econômico, apresentadas pela comitiva mato-grossense quando em visita à Índia dezembro do ano passado.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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