Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Emanuel diz que candidatura de Márcia à AL poderia prejudicar companheiros e ela deve “contribuir de outra forma”

Publicados

MATO GROSSO

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que a possível candidatura de Márcia Pinheiro (PV) à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) poderia prejudicar “companheiros” que caminharam com o grupo e, agora, tentam alçar uma vaga de deputado estadual. Para ele, a primeira-dama pode contribuir em algum outro cargo, ou mesmo em cargo nenhum.

“Ao se candidatar a deputada estadual, que é uma candidatura que nasce do seio do nosso grupo político de várias correntes da sociedade, ela acaba por prejudicar projetos de companheiras e companheiros que estão ao nosso lado, que colaboraram com a nossa primeira gestão, com a nossa segunda gestão, com a nossa reeleição e que estão ao nosso lado construindo um projeto político também dentro do nosso grupo. Então não seria justo. Já tendo marido prefeito, o filho deputado federal, entendeu? Então, ela pode contribuir de alguma de alguma outra forma, com outro cargo, como também não ocupando cargo algum”, defendeu o prefeito na segunda-feira (30).

Um dos candidatos à AL e aliado de primeira ordem do prefeito é o presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá Juca do Guaraná Filho (MDB). Recentemente, ele negou que tivesse havido desavenças com Emanuel por conta disso, e reiterou sua candidatura a deputado estadual. Há outros nomes, no entanto, que já desistiram, como o vereador Mário Nadaf (PV). Apesar do recuo, segundo Juca, ele também não teve influência de Emanuel ou a primeira-dama.

Leia Também:  Ônibus com time de futebol cai de ponte e deixa mortos e feridos na BR-116

Emanuel afirma que ainda não há nada fechado em relação à candidatura de Márcia. “O Stopa a convidou para filiar o PV e a estimula a participar. O nome dela está sendo colocado, entendeu? Então existe uma Federação que vai debater esses nomes, não só o dela. O PCdoB vai apresentar nomes, o PT parece que já apresentou ontem alguns nomes. E o PV tem o direito de apresentar os seus nomes. Então, é um processo ainda incipiente, está começando agora, aonde o nome da Márcia surge para somar, para agregar ao lado do Stopa, ao lado do PV, pra fortalecer o PV, fortalecer nosso grupo, nosso time, fortalecer Cuiabá, nossa região, fortalecer o empoderamento da mulher no estado de Mato Grosso, a efetiva participação da mulher na política, mas como eu disse, necessariamente não precisa ter cargo para isso”.

Uma das opções é que Márcia seja apresentada pelo PV como pré-candidata ao Senado. O nome, no entanto, ainda deveria passar por aprovação da federação. “O processo está só começando.  Ainda tem muitas articulações, muitas conversas, cada hora eu ouço que vai surgir um novo nome para o Senado, tem o que, dez, doze nomes? São sete ainda, vai aparecer mais quatro, cinco, seis, e eu acho bom isso, então acho que quanto mais opção, ganha a população, para o Senado como para qualquer cargo. É importante isso”.

Leia Também:  Seduc capacita profissionais de escolas no campo para atuarem em programa de robótica

FONTE/ REPOST: ISABELA MERCURI- OLHAR DIRETO 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Governador faz doação no Hemocentro e pede colaboração: "Faça esse gesto e salve a vida de muita gente"

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA