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Empaer promove encontro do turismo rural durante a Fit Pantanal 2022

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A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) é uma das parceiras na realização da Fit Pantanal 2022, promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). O evento vai ocorrer no dia 06 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e a Empaer será a responsável pelo Encontro de Turismo Rural em Áreas Naturais na Bacia do Pantanal.

Na programação do encontro, que tem como público-alvo técnicos, agricultores, empreendedores e acadêmicos, serão apresentados três painéis, sendo o primeiro sobre Políticas Públicas no Turismo Rural, com a presença da secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, do presidente da Empaer, Renaldo Loffi, e do superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José de Assis Guaresqui.

No segundo painel o tema será a Formatação, Estruturação e Qualificação de Produtos no Turismo Rural, com a presença do turismolo da Empaer, Robson Júnior Hartmann, da turismologa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Luciana Viegas, sob a coordenação do técnico da Empaer e especialista em turismo rural, Geraldo Donizeti Lucio.

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No terceiro, será a palestra da Marina Marchezini da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), com o tema Princípios para Boas Práticas em Turismo de Natureza: Segurança e Sustentabilidade.

O técnico Geraldo Donizeti Lucio, que coordena a realização do encontro, destaca que a iniciativa visa fomentar a cadeia do turismo rural e servirá de norte para os técnicos da Empaer que prestam assistência técnica no segmento.

“Vamos mostrar que é possível gerar renda em uma propriedade rural associada ao turismo. Dividimos as atividades,  equipamentos,  restaurantes, meios de hospedagens as belezas naturais versus serviço que são os guiamentos nas trilhas, a criação, lavoura, fábrica de queijo, os doces produzidos, entre outros. O importante que ambos estejam em harmonia para se tornar um produto e uma rota turística”, ressalta.

Ao final do encontro será aberto a discussões e debates. Interessados podem fazer a pré-inscrição via link ou pelo QR code no convite.

Serviço

Evento: Encontro de Turismo Rural em Áreas Naturais na Bacia do Pantanal

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Data: 06 de junho, das 14h às 17h

Local: Centro de Eventos do Pantanal

Inscrição: Via QR Code no convite

Fonte: GOV MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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