MATO GROSSO
Empaer recebe certificação do Governo Federal por gestão transparente
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Das quatro faixas de pontuação da categoria nível Bronze, a Empaer alcançou a segunda, com pontuação 69.66, após classificação pelo Instrumento de Melhoria da Gestão dos órgãos e entidades que operam transferência da União (IMG-Tr 100 pontos). No certificado consta ainda que, “em decorrência da continuidade na implementação das ações de aprimoramento, sua organização apresenta muitas melhorias na gestão e na prestação dos serviços. Surgem muitos resultados de satisfação das partes interessadas”. O certificado tem validade até janeiro de 2025.
A chefe da Unidade de Gestão Estratégica para Resultados (Uniger) e atual presidente do Comitê Setorial de Governança e Gestão da Empaer, Enilza Santos Ferri, fala que a evolução na certificação demonstra a capacidade do órgão em evoluir e melhorar o seu atendimento. “Receber a certificação, em menos de um ano de trabalho, pode ser considerado um avanço significativo de toda equipe de servidores da empresa. Nosso objetivo é entregar serviços de qualidade aos agricultores familiares e atingir a Categoria Bronze nível 4”, enfatiza Ferri.
Na avaliação de 2022, a Empaer recebeu nota máxima no quesito sustentabilidade. De acordo com Enilza, esse é um trabalho que permite identificar pontos fracos e fortes com a possibilidade de melhoria da instituição tornando-a eficiente no atendimento às demandas do público alvo e da sociedade em geral. O trabalho de monitoramento da empresa já começou e a comissão tem um prazo de dois anos para aprimorar os resultados.
O modelo considera sete fundamentos, ou critérios de excelência para a melhoria da gestão de transferência de recursos da União operacionalizadas por meio da Plataforma + Brasil. Os requisitos são utilizados em uma tabela de pontuação para definir o estágio de maturidade atingido pela instituição avaliada e permite quantificar o grau de atendimento. São avaliados para pontuação: Governança, estratégia e planos de aplicação dos recursos das transferências da União, compromisso com as partes interessadas, sustentabilidade, capital intelectual, orientação por processos e geração de valor público à sociedade brasileira.
Ferri explica que o Governo Federal oferece meios para que os órgãos públicos adotem práticas e ações transparentes, eficazes e eficientes de excelência em gestão dos recursos, implementem planos de melhoria e alcancem elevados desempenhos, sempre com foco em resultados para o cidadão.
Fonte: GOV MT
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CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.