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Empresário que apoia Abílio gera polêmica com declarações de morte a rivais

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O candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), tem utilizado sua campanha eleitoral para propagar discursos de ódio contra seus oponentes, incitando seus seguidores e apoiadores a agirem de forma truculenta e a disseminarem um discurso de exclusão e violência. Uma das frases recorrentes em sua retórica é a intenção de “varrer” o Partido dos Trabalhadores, representada pelo seu concorrente político Lúdio Cabral.

As orientações de Abílio para seus apoiadores geraram consequências tangíveis. O empresário Luis Carlos Nigro, um dos apoiadores do candidato do PL, fez uso das redes sociais para compartilhar uma mensagem de morte dirigida a seus adversários políticos. A postagem apresenta uma imagem de uma funerária, com vários caixões oferecidos em fila, acompanhada da seguinte frase: ‘Campanha nacional ‘Eu quero o Lula nas urnas!’.

Em um episódio recente de intolerância e agressão, uma jornalista de Cuiabá foi perseguida e agredida em um bar simplesmente por estar usando um adesivo da campanha de Lúdio Cabral. O agressor, que foi intimidado pelo uso do adesivo do PT, acabou sendo expulso do estabelecimento

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As resoluções da Justiça Eleitoral que regem as eleições legislativas de 2024 incluem diretrizes que combatem a desinformação, as notícias falsas e o discurso de ódio. Em fevereiro deste ano, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, enfatizou que essas diretrizes devem ser seguidas por partidos e candidatos. Ele ressaltou que as resoluções fornecidas à Justiça Eleitoral tivesse “instrumentos eficazes para combater o desvirtuamento nas propagandas eleitorais, nos discursos de ódio, fascistas, antidemocráticos e na utilização de IA para colocar na fala de uma pessoa algo que ela não disse”.

A Justiça Eleitoral destaca que o discurso de ódio transcende o conceito polêmico de cancelamento. Trata-se de uma forma de violência verbal fundamentada na recusa de aceitar as diferenças, ou seja, na intolerância. Muitas vezes, essas declarações, disfarçadas de opiniões, atacam aspectos como crença, origem, cor/etnia, gênero, identidade, orientação sexual ou posição política, utilizando uma linguagem que desumaniza as pessoas.

Além disso, embora o artigo 5º da Constituição Federal assegure a liberdade de expressão, essa liberdade não deve se transformar em uma ferramenta de opressão, tanto nas redes sociais quanto fora delas. O discurso de ódio viola direitos fundamentais dos cidadãos e das minorias. 

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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