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Encontro do Senac reunirá representantes de 17 estados, em Cuiabá

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Cuiabá sediará nas próximas segunda e terça-feira, dias 13 e 14, o ‘Encontro de Transparência & Integridade – Etapa Mato Grosso’, uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio do seu Núcleo de Desenvolvimento Corporativo Norte e Centro-Oeste, em parceria com o Sistema Comércio do estado, via Departamento Regional da instituição de educação profissional (Senac-MT).
A partir do tema ‘Estratégias e Ações Inovadoras para Construção de Instituições Sólidas’, o evento reunirá, no auditório da Fecomércio-MT, representantes de 17 unidades da federação para discutir os princípios de integridade, ética e responsabilidade na administração dos recursos institucionais, visando maior eficiência e melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.
No evento, também serão tratadas as principais normas de Governança, Riscos e Compliance (GRC), bem como a utilização estratégica dos mecanismos de controle, destaca José Wenceslau de Souza Júnior, presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso.
“Desde que assumimos a liderança do Sistema Comércio no estado, temos nos empenhado em busca de um crescimento planejado, estratégico e sustentável, com impacto positivo para a sociedade mato-grossense, sempre norteados pela ética, responsabilidade e transparência. A realização deste Encontro conflui ao nosso objetivo de consolidar e fortalecer a cultura e os mecanismos de conformidade e integridade para seguirmos avançando na inclusão social por meio da educação profissional”, aponta Wenceslau Júnior,
De Mato Grosso, além de colaboradores do Senac-MT, participarão representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), dos sistemas Famato (Federação da Agricultura e Pecuária) e Fiemt (Federação das Indústrias), Secretaria de Saúde (Ses-MT) e Controladoria Geral (CGE-MT).
E já confirmaram presença emissários dos Senac’s do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá, Roraima, Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco.
Programação
O Encontro terá como convidados especialistas renomados na área de integridade que proporcionarão aos participantes uma compreensão prática e aplicada da importância desta iniciativa para uma gestão transparente e responsável nas instituições.
O sócio e CEO na T4 Compliance, Matheus Cunha, fará duas apresentações, uma sobre ‘Cultura Organizacional de Integridade: um instrumento para o alcance dos objetivos estratégicos‘ e outra relacionada as ‘Métricas de desempenho: maximizando a eficiência por meio de controles estratégicos’.
Ele é advogado com mais de 15 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais, ex-secretário adjunto de Transparência e Combate à Corrupção de Mato Grosso, responsável pela criação do Programa de Integridade da pasta, o primeiro do Brasil no setor público.
Já o especialista em governança, gestão de riscos, compliance, auditoria interna e governança corporativa, Fábio Bastos, palestrará sobre ‘Gestão Integrada de riscos e controles: como gerenciar riscos e implantar controles que defendam a imagem institucional’.
Bastos possui mais de 20 anos de experiência em auditoria de processos, controles internos, gestão de riscos e compliance em entidades de previdência privada, capitalização, seguradoras, bancos, fábricas e empresas de facilities e BPO (Terceirização de Processos de Negócios, em tradução livre).
O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo site do Senac-MT: www.mt.senac.brConfira a programação completa aqui.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)
Contato: Maicon Oliveira
Telefone (65) 9 9286-9747 & WhatsApp(65) 9 9909-8332
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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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