Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Encontro realizado pela SES-MT e UFRN discute ações educacionais na saúde

Publicados

MATO GROSSO

A Escola de Saúde Pública, ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram um encontro focado em debates sobre educação profissional na saúde, pesquisa e inovação para a consolidação do Plano de Desenvolvimento Institucional, executado em prol do Sistema Único de Saúde (SUS), nessa terça e quarta-feira (9 e 10.04), no auditório de convenções da Fecomércio, em Cuiabá. 

O evento “Diálogo Reflexivo com foco na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação” contou com a participação de representantes das entidades nas palestras e debates, apresentadas pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN.

A diretora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Silvia Tomaz, afirmou que o encontro é uma forma de reforçar a importância da educação como ferramenta de pesquisa, desenvolvimento e inovação da área.

“A educação vai muito além de uma sala de aula, é uma forma de dialogar através de ações voltadas à Escola de Saúde Pública e avançar em pesquisa e tecnologia. Esse encontro promove a mobilização para pesquisa, que pode ser desenvolvida no SUS através da imersão na Educação e demais áreas técnicas. Isso nos possibilita visualizar as situações epidemiológicas do estado e onde nós podemos traçar diretrizes estratégicas”, pontuou. 

Leia Também:  "Os municípios mato-grossenses estão conquistando independência, porque temos um Governo municipalista", destacou a prefeita de Glória D’Oeste

Silvia ainda destacou a atuação do Estado junto aos profissionais, investindo no avanço dos estudos e na formação profissional, de forma a também contribuir com a pesquisa e com a possibilidade de patentear testes em parceria com o laboratório. “É um momento histórico de avanço nesses três pilares que abrangem a educação, tecnologia e a pesquisa no SUS”, completou. 

Para o doutor Ricardo Valentim, diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, Mato Grosso tem se destacado no diálogo e fortalecimento da educação e saúde.

“Mato Grosso está apostando em um dos pilares mais importantes da sociedade, que é a Educação. Nós não podemos falar de transformação digital da saúde e de outros fatores importantes sem levar em consideração o impacto da educação, que é uma estratégia fundamental para a transformação da Saúde no estado”, destacou.

Segundo o doutor, ambos os temas têm uma representatividade muito grande no sistema de saúde, operando na economia, no desenvolvimento social e na sustentabilidade do SUS. Para ele, a inovação nesta área não se faz com tecnologia de alto custo, mas sim com o reconhecimento dos problemas no campo de trabalho e o desenvolvimento da assistência e cuidados aplicados.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito de homicídio em flagrante em Pontes e Lacerda

AvaSUS

O encontro ainda apresentou uma nova ferramenta formativa para contribuir com o ensino, qualificando e impulsionando a formação dos profissionais e trabalhadores da saúde. O AvaSUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS) é uma plataforma de Educação à Distância do Ministério da Saúde, que foi implementada recentemente em Mato Grosso e passa a oferecer cursos de qualificação e atualização para os trabalhadores e profissionais de Saúde no estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  No México, Mato Grosso endossa criação de Grupo de Mulheres pelo Clima e Florestas

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Gasolina volta a ser preferência de 50% dos motoristas e arrecadação estadual aumenta

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA