Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Encontro reúne gestores de Sinop para direcionamento sobre o ano letivo e investimentos na educação

Publicados

MATO GROSSO


Diretores de 18 escolas estaduais de Sinop participaram, nesta quinta-feira (17.02), da primeira Prosa da Educação de 2022. A reunião conduzida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) visa esclarecer dúvidas e dificuldades apontadas pelos profissionais da educação.

Em pauta o início do ano letivo, acompanhamento dos estudantes, atribuição dos profissionais de educação, investimentos em infraestrutura, tecnologia e aquisição de material pedagógico (sistema estruturado de ensino, kit escolar e material complementar).

“É uma nova forma de fazer gestão e um momento ímpar entre a Secretaria de Educação e os profissionais do nosso Estado. Iniciamos o ano empenhados e seguros de que dará tudo certo e que teremos muitas melhorias na rede”, pontuou a diretora da DRE de Sinop, Cristiane Signor.

A secretária municipal de Educação, Sandra Donato, destacou os avanços na educação do município. “A educação nas escolas de Sinop está avançando. Exemplo disso é a implementação da escola militar, um sonho do nosso município, e que se tornou possível nesta gestão. A prefeitura e a secretaria municipal de educação estão abertas para discutir melhorias e contribuir no dia a dia”.

Leia Também:  VÍDEO: Abílio Brunini entrega à polícia lista de vereadores ligados ao Comando Vermelho, entenda

O Prosa da Educação é um projeto implantado pela Seduc e tem como objetivo aproximar a gestão dos servidores e aprimorar o gerenciamento escolar nos municípios.

“Este é momento que preparamos para dialogar, tomar decisões que vão melhorar a vida de mais de 400 mil estudantes mato-grossenses. Estamos no caminho certo e empenhados em propor uma educação de qualidade”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto.

Diretora da Escola Estadual Enio Pipino, Denise Belincanta, salienta que a Prosa na Educação auxilia a dar um norte na gestão escolar e atualiza tudo o que está sendo realizado nas escolas.

“É um momento importante para ouvir o que a Seduc tem para reforçar com as equipes, e também de apresentarmos os nossos anseios, relacionados à comunidade escolar e todo o trabalho realizado nas escolas com os alunos”.

Além dos diretores escolares, também participaram do encontro secretários municipais e coordenadores regionais da DRE de Sinop, que atende demandas das escolas de 17 municípios adjacentes, e coordenadores dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Lucas do Rio Verde e Colíder.

Leia Também:  Vereador Chico 2000 Critica Isolamento Político e Desistência de Disputa na Câmara
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: Abílio Brunini entrega à polícia lista de vereadores ligados ao Comando Vermelho, entenda

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA