MATO GROSSO
Escola de Governo de MT capacita servidores em gestão de documentos e SigaDoc
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo, está com inscrições abertas para o curso Gestão de Documentos e SigaDoc. São 200 vagas exclusivas para servidores do Poder Executivo estadual.
Os servidores estaduais têm até dia 09 de agosto para se inscrever, clicando neste link. Entretanto, as inscrições podem ser encerradas antes, se as vagas disponíveis forem preenchidas.
O objetivo dessa capacitação é explorar os conceitos e classificações básicas acerca da gestão de documentos e tabela de temporalidade. Além de instruir os participantes para a execução da produção, edição, assinatura e tramitação de processos no sistema.
O curso ocorrerá na modalidade online, no dia 13 de agosto, no período matutino, via Google Meet. Os participantes que cumprirem a carga horária completa e atividades propostas, receberão um certificado de 4 horas-aula.
O facilitador será o gerente de Gestão de Protocolo do Arquivo Público do Estado, Uiran Costa Strini de Barros.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Mato Grosso Clima e Mercado 2024 percorre as quatro regiões do estado
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) inicia na próxima segunda-feira (18.11) a série Mato Grosso Clima e Mercado 2024, que irá percorrer as quatro grandes regiões do estado para mostrar a realidade das lavouras e do plantio deste ano, ouvindo os produtores de diversas cidades.
A ação tem como foco principal compreender, de forma prática e regionalizada, os desafios climáticos que impactam a produção, passando por questões como o aumento da temperatura, mudanças nas precipitações, ondas de calor, secas, chuvas e até incêndios florestais.
Vale ainda destacar que a safra atual de soja se assemelha ao ciclo produtivo 2020/21 e preocupa os produtores. A entidade já fez alertas as tradings para a necessidade de antecipar o planejamento e aprimorar o recebimento das plantas para evitar gargalos no momento da colheita.
O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, comentou que a entidade busca com o Mato Grosso Clima e Mercado 2024 um ajuste mais fino nas projeções e pressionar de forma limpa e justa as instituições que geram números da agricultura para que estejam baseados na realidade do campo.
“Nas últimas Safras tanto o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) quanto a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) tem superestimado e deixam para fazer os ajustes muito tarde e mesmo esses ajustes tarde, muitas vezes acima ainda do que foi produzido real. Um reflexo disso é esse ano que a indústria interna com a risco de ficar sem soja, porque as projeções foram maiores, as empresas programaram as exportações e agora o mercado brasileiro pode ter falta de soja”, disse o presidente.
O ponto de partida da série será em Nova Mutum e segue durante quatro semanas de trabalho intenso. Em cada região, a equipe da Aprosoja MT se reunirá com os produtores locais, delegados coordenadores e vice-presidentes, para analisar os efeitos das variações climáticas sobre as lavouras e também sobre os diferentes tipos de solo que caracterizam o estado.
O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, disse que a série é inovadora por andar em todas as regiões e mostrar a produção e produtividade do campo sobre a ótica do produtor mato-grossense, podendo assim acompanhar a evolução da lavoura no estado como um todo e comercializar melhor a sua produção.
“Essa safra começou muito desafiadora com atraso das chuvas, que não vem ocorrendo normalmente. Ela pode trazer alguma surpresa para o produtor mato-grossense e com MT Clima e Mercado a gente consegue ter uma informação mais precisa e o produtor estado contando a história da Safra de Mato Grosso pra ele mesmo”, contou o vice-presidente.
Esse trajeto favorece o entendimento sobre a situação de cada localidade, como também fomenta o diálogo entre produtores, técnicos, especialistas e diretoria e os delegados coordenadores da Aprosoja MT, fortalecendo a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções coletivas.
-
CUIABÁ6 dias atrás
PM apreende 951 porções de entorpecentes e prende homem por tráfico de drogas
-
CUIABÁ7 dias atrás
Chico 2000 declara paz com Abilio Brunini, mas exige diálogo para manter “bandeira branca”
-
CUIABÁ6 dias atrás
Governo de MT investe mais de R$ 36 milhões em modernização e estrutura de novas delegacias
-
MATO GROSSO6 dias atrás
MPE: vereador usava mensagens temporárias para ocultar atividades ilícitas
-
CUIABÁ6 dias atrás
Coronel da PM assumirá Segurança Pública; auditor do TCE chefiada Secretaria de Orçamento
-
CUIABÁ7 dias atrás
VÍDEO: Funcionários que prestam serviço para a prefeitura de Cuiabá através da empresa terceirizada chamada “Bem Estar” reclamam que estão com os salários atrasados e até passando necessidades.
-
SAÚDE7 dias atrás
Várzea Grande tem 5 dias para responder a exigências ou enfrentará intervenção estadual
-
CUIABÁ7 dias atrás
Moradores do CPA 4 relatam acúmulo de lixo e perigo à saúde: “Cheiro insuportável”