MATO GROSSO
Escola Estadual Adalgisa de Barros inaugura busto de educadora em comemoração aos 58 anos da unidade
MATO GROSSO
A solenidade contou com apresentação cultural e inauguração de um busto da homenageada, e reuniu os estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nos três turnos, professores, a gestão educacional, coordenadores, demais trabalhadores da Educação e outros convidados.
Fundada em 1965, a instituição tem desempenhado um papel fundamental na formação de milhares de estudantes ao longo de sua história. Por mais de cinco décadas, tem se mostrado um verdadeiro celeiro de histórias de sucesso, proporcionando oportunidades educacionais para jovens e adultos.
Atualmente a escola atende 1.346 estudantes do centro e de outros 50 bairros da cidade com suas 14 salas de aula divididas em dois pisos, demais dependências e quadra poliesportiva.
Muitos de seus ex-estudantes convidados para a homenagem conseguiram alcançar seus sonhos e ingressar em faculdades, tornando-se profissionais bem-sucedidos nas mais diversas áreas no município, além de várias personalidades e políticos.
“Essas conquistas refletem o compromisso da Rede Estadual de Ensino em proporcionar uma educação de qualidade e preparar os estudantes para os desafios do presente e do futuro”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Para a diretora da unidade, professora Valdelice de Oliveira Holanda, a escola é um caso de sucesso e desenvolve vários projetos, dentre eles, a banda de música que já se tornou referência no meio cultural.
“Recentemente, fizemos uma reforma na estrutura física, no paisagismo e na rede elétrica. Uma melhoria que se completa em sala de aula com Chromebooks para os estudantes, SmartTVs, amplo auditório, laboratório de biologia, biblioteca e todos os demais recursos tecnológicos e pedagógicos disponibilizados pela Seduc”, disse.
A diretora afirmou que, desde que assumiu a direção, em fevereiro deste ano, focou os esforços em melhorar os indicadores de aprendizagem garantindo 100% de participação dos estudantes nas avaliações do Sistema Estruturado de Ensino, CAED e SAEB. “Todas essas ações foram possíveis graças ao apoio que tivemos da Seduc, da Diretoria Regional de Educação, dos professores, do Grêmio Estudantil e dos pais, principalmente”, garantiu.
A diretora destacou, ainda, que a escola mantém diversas parcerias com a Prefeitura de Várzea Grande, universidades, Senai e Sesi, por exemplo.
“O trabalho realizado pela atual gestão da escola é exemplar. A unidade foi reciclada e está bem cuidada, bem orientada e com uma equipe de profissionais altamente qualificados. Ganha os nossos estudantes, ganha a educação pública e ganha o município. Só tenho que comemorar por este momento tão especial na história da Adalgisa de Barros”, avaliou Maria Denize, diretora regional de Educação do polo Várzea Grande.
Quem também comemorou os 58 anos da escola foi o vice-presidente do Grêmio Força Jovem, José Lima de Moraes Neto, do 3º ano do Ensino Médio.
“Nossa escola é muito mais do que um lugar de estudo. Desde o dia em que entrei nesta instituição, ela se eternizou em meu coração. O busto que o Grêmio Estudantil e todos os alunos dedicaram à brilhante educadora será um marco em Várzea Grande e em todo o Estado, sendo a primeira homenagem desse tipo em uma escola”, manifestou.
“Minha família tem uma longa história com a Adalgisa de Barros, com meus pais, irmãos e tios estudando aqui desde o início. Sempre tive o sonho de fazer parte dessa comunidade, e, quando finalmente entrei, senti que estava no lugar certo. A educação oferecida aqui é de qualidade excepcional, e a disciplina é valorizada, o que torna o ambiente ainda mais propício para o aprendizado e o crescimento pessoal”, completou José Lima.
Adalgisa Gomes de Barros
A educadora que deu nome à escola nasceu em 2 de junho de 1886, na cidade de Rosário Oeste, distante 105 km de Cuiabá. Além de importante representante do magistério, Adalgisa de Barros também desempenhou papel político para que a rede de energia elétrica fosse implantada em Várzea Grande, por volta do ano de 1948, além de outras ações de interesse público. Ela deixou um grande legado como professora e faleceu em 14 de março de 1975, aos 89 anos.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS3 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL6 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS3 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS8 horas atrás
Dia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar