Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Escola Estadual Cesário Neto destaca Educação como instrumento de transformação social

Publicados

MATO GROSSO

A Escola de Desenvolvimento Integral de Educação Básica (Edieb) Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto, no centro de Cuiabá, encontrou uma forma divertida e interativa de mostrar à comunidade escolar os primeiros resultados de aprendizagem dos alfabetizandos do Programa MT Muxirum. O evento, denominado ‘Culminância de Atividades e Projetos Desenvolvidos por meio do Material Estruturado EJA’, realizado na noite de quarta-feira (25.05), nas dependências da escola, foi uma celebração com apresentação de músicas, teatro, dança e culinária regional.

Professores, equipe técnica e alunos participaram ativamente da programação, que mostrou à comunidade escolar a somatória da aprendizagem por meio do Sistema Estruturado de Ensino, usado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola.

“Otimizamos a aprendizagem e os resultados são impressionantes”, analisa a diretora pedagógica, Fabia Melo. Segundo ela, além de ser um parâmetro para aprimorar os conhecimentos, o material vem ajudando nas intervenções pedagógicas. “Foi um ganho para a educação pública”, avaliou, destacando que o evento é a prova material desse sucesso.

A diretora salienta que a EJA avança na proposta de formação humana e social, ao respeitar a cultura, experiência e conhecimentos adquiridos ao longo da vida dos alunos, complementados com valores e saberes novos e saberes técnicos e específicos. “Trabalhamos com um sistema humanizado e dentro da realidade”, assegura Fabia

Leia Também:  VÍDEO: Nova Mutum foi a grande vencedora do "Óscar da Educação" de Mato Grosso

A culminância foi, também, um instrumento de integração. Alunos se misturaram aos convidados, mostrando que o sistema educacional funciona como uma grande família, onde há aprendizado de ambos os lados. “É através da educação, que mudamos o mundo, uma vez que ela permite que o indivíduo se torne mais crítico. Mais do que isso, ela torna possível o nosso desenvolvimento social, econômico e cultural”, comparou o diretor Regional de Educação (DRE) Polo Cuiabá, Fábio Bernardo.

Fábio reforça que a educação é capaz de impactar na diminuição da desigualdade social, contribuindo também para uma sociedade menos violenta, visto que ela ajuda a superar a intolerância. “A qualidade do ensino, que vimos na escola Cesário Neto, é uma prova de que estamos no caminho certo”.

O coordenador do Programa Muxirum, Manoel Sátiro, concorda com este pensamento. “Acredito que a nossa missão, além de produzir transformação, é contribuir para a construção de uma sociedade renovada, democrática, fraterna e participativa”. Segundo ele, o Programa MT Muxirum promove o resgate para a visibilidade social de centenas de pessoas, que não tiveram a oportunidade de estudar ou que foram obrigadas a interromper o aprendizado por algum motivo.

Leia Também:  Lula convida Mendes para assinar estadualização da BR-163

O conteúdo programático do MT Muxirum é regionalizado, seguindo os padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT). Contempla as mais diversas áreas do conhecimento e está organizado de acordo com as necessidades de cada ano, considerando a progressão da aprendizagem.

Dentro da oferta de conteúdo do Sistema Estruturado de Ensino, além das apostilas, alunos e professores também contam com plataforma digital, banco de perguntas, aplicativo, avaliações e exercícios complementares, formação continuada dos professores, com duração de 120 horas por ano.

“Só por meio da Educação podemos promover a transformação de uma sociedade. Se ela tem os recursos da tecnologia, além do elemento humano bem preparado para ensinar, fica ainda melhor”, conclui Fábio Bernardo. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Tamanduá-bandeira volta à natureza após ser resgatado pelos Bombeiros em escola

Publicados

em

Animal silvestre foi solto em uma área de mata entre os municípios de Confresa e Porto Alegre do Norte

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza nesta quarta-feira (17.04) após ser capturado no pátio da Escola Municipal Tapirapé, em Porto Alegre do Norte. A autorização para soltura foi dada pela Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente em Confresa (DUD/Sema).

O animal silvestre foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar na terça-feira (16.14), com lesões no pescoço. Após avaliação médica e exames de imagens ficou confirmado que as lesões eram superficiais, provocada por mordida de cães ou de algum felino grande. A Polícia Militar de Porto Alegre do Norte auxiliou no resgate.

O tamanduá foi medicado e ficou internado por 24 horas na clínica veterinária Mascote, conveniada a Sema em Confresa. Após a alta, ele foi solto em uma área de mata entre os municípios de Confresa e Porto Alegre do Norte, que foi escolhida com o auxílio da regional da Sema.

Leia Também:  VÍDEO: Ao defender os pescadores profissionais durante uma audiência de conciliação sobre a Lei do Cota Zero, no STJ, em Brasília, o Deputado Estadual Wilson Santos e a esposa dele Nilma da Pesca, foram repreendidos pelo ministro que conduzia a audiência. Os dois tiveram o microfone cortado e levaram um "Pito" do ministro.

A soltura foi acompanhada por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Confresa e médicos veterinários da clínica Mascote.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA