MATO GROSSO
Escola estadual reformada pelo Governo de MT atende mais de 1,2 mil estudantes da região do CPA
MATO GROSSO
O prédio passou por intervenções na cobertura, instalações elétricas e hidrossanitárias, prevenção e combate a incêndio, esquadrias de todas as dependências, forro, piso, revestimentos, pintura interna e externa, tubulação para uso de gás de cozinha, urbanização, paisagismo e acessibilidade.
A unidade de ensino, que funciona nos três turnos com turmas do Ensino Médio, conta com 1.290 estudantes de 16 bairros da região do CPA, incluindo do Doutor Fábio, Jardim Vitória, Umuarama, Altos da Serra, Jardim Brasil, Novo Horizonte, Planalto, Nova Canaã, Primeiro de Março, Três Barras e Altos da Glória.
Nova fachada da unidade de ensino – Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Em 2021, a unidade passou a oferecer a modalidade do Novo Ensino Médio como escola piloto, onde a principal característica é trazer ao estudante habilidades de ser protagonista em seu conhecimento, através de uma matriz diversificada, além das disciplinas de Formação Geral Básica, insere-se as Trilhas de aprofundamento, Eletivas e Projeto de Vida. Hoje em 2023 a escola atende a 1.335 estudantes, sendo estes dos 1º, 2º e 3º anos de 37 turmas na sede e 06 turmas em salas anexas (nas comunidades de Rio dos Peixes e Coxipó do Ouro).
“Estamos investindo na recuperação dos prédios que há décadas não tinham um padrão de qualidade adequado. Também investimos em tecnologia, em novos recursos educacionais e nos profissionais da educação. Tudo isso vai trazer grandes resultados para a educação pública de Mato Grosso”, disse o governador Mauro Mendes durante a inauguração.
Espaço foi totalmente reformado – Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, entregar uma escola totalmente reformada e com todos os recursos necessários para o bom desenvolvimento dos estudantes traduz o que vem sendo feito em toda a rede estadual de ensino.
“O Estado já investiu mais de R$ 1 bilhão na educação e temos cerca de 300 escolas em obras, sejam novas unidades ou reformas gerais”, pontuou.
A professora de Inglês Lucimeire Regina dos Santos estudou na escola na adolescência e agora dá aula no mesmo local. Ela disse que ver o prédio reformado representa muito para ela. “Estudei aqui na adolescência e hoje sou professora. Isso representa muito na minha vida, pois pude vivenciar o antes e o depois desta escola. Agora, tudo está muito mais maravilhoso”, declarou.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença de estudantes, entre eles Luzia Vitória, de 17 anos, que mora no Bairro Altos da Serra, e cursa o 3º ano do ensino médio, que é um momento decisivo na vida dela, já que irá fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano.
“Meu sonho é seguir carreira na área jurídica e o começo de tudo é aqui, no ensino médio. Me inscrevi no Pré-Enem Digital e vou me preparar para conquistar uma vaga no ensino superior. É a minha meta e sei que vou conseguir isso porque estudo numa escola que me oferece as condições que preciso para chegar aonde eu quero”, disse.
Vitor Gabriel, de 17 anos, está no 2º ano do ensino médio, também aponta as tecnologias educacionais oferecidas como o grande diferencial na aprendizagem.
“Temos Chromebooks e Smart TV que nos ajudam muito a navegar pelo conteúdo das plataformas digitais. Tudo isso é muito bom para compreender o que é repassado pelo professor em sala de aula”, pontuou.
Já a diretora da unidade, a professora de História Telma Bezerra Cavalcante, destacou que o local é como uma casa para muitos que a frequentam e que gestão tem o apoio dos pais, do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, dos demais servidores e, principalmente, dos estudantes.
“Convivemos com mais de mil estudantes e criamos laços que duram para o resto da vida. Aqui é parte das nossas casas”, afirmou.
A solenidade também contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra; deputado estadual Carlos Avallone, senador Wellington Fagundes, deputados federais coronel Fernanda e Abílio Brunini; vereadores Felipe Correa e Dilemário Alencar; presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau de Souza Júnior, e a filha da patrona da escola, Diana Souza. A mãe dela, Dione Augusta da Silva Souza, era formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso e foi diretora da Escola Estadual Alina Tocantins.
Espaço foi totalmente reformado – Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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