Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Escola Liceu Cuiabano retoma aulas presenciais com palestra do secretário de Educação

Publicados

MATO GROSSO


A aula inaugural da Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”, na tarde desta segunda-feira (07.02), em Cuiabá, contou com a presença maciça dos alunos, dando o tom de como está sendo a retomada da rotina estudantil na Rede Estadual de Ensino. O secretário estadual de Educação, Alan Porto, palestrou para o grupo, destacando as ações que envolvem todas as 701 unidades escolares.

“Vivemos um novo jeito de fazer educação em Mato Grosso. Investimos em materiais, equipamentos e treinamentos para que o ambiente escolar se tornasse o mais seguro possível”, ressaltou.

O secretário lembrou que uma das metas da Seduc é continuar orientando sobre os protocolos de biossegurança, além de monitorar de perto a rotina de todas as unidades. Segundo ele, estar atento em relação à Covid-19 é uma obrigação e determinação que envolve toda a esfera da Seduc, com apoio da comunidade escolar e dos pais.

Alan Porto observou que o sucesso desse novo momento deve-se ao cumprimento do planejamento estratégico e orçamentário da Seduc. “Em 2021 fizemos um grande investimento na modernização da infraestrutura das escolas, com aporte de R$ 315 milhões. Foram convênios, licitações de reformas e novas construções, o que proporcionou uma nova realidade nesse ano letivo”.

O Liceu Cuiabano, segundo Alan Porto, é uma das escolas beneficiadas com revitalização do espaço interno e externo, além das áreas destinadas ao esporte. “Em breve começaremos essas obras que eram esperadas há anos”, explicou.

Leia Também:  Governo e Universidade de Nebraska assinam acordo para mapear o potencial hídrico de MT

Outra grande expectativa dos professores, e também a novidade esperada pelos alunos, diz respeito a distribuição das apostilas do Sistema Estruturado de Ensino – material didático desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que começou nesta semana e deve se prolongar até o dia 25 de fevereiro por meio das Diretorias Regionais de Educação (DREs). “Estamos criando condições para que Mato Grosso figure entre as dez melhores educações do país nos próximos cinco anos”, ressaltou o secretário.

Entre as novidades estão aulas de Inglês para o Ensino Fundamental e Médio, apoio à consciência fonológica e sócio emocional, além do ensino sobre educação financeira. Tudo isso, aliado ao sistema composto por apostila, plataforma digital, aplicativo, avaliações semestrais, exercícios complementares, banco de perguntas e formação continuada dos professores com duração de 120 horas por ano. “Teremos formação continuada, quatro avaliações de aprendizado durante o ano e intervenções pedagógicas caso sejam necessárias”, completou.

O diretor do Liceu Cuiabano, Thiago Baldrighi, vê com otimismo as inovações implantadas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação. Para ele, a comunidade escolar vai dar um importante passo rumo a um futuro promissor. “A geração de quem está na gestão da Seduc atualmente, vivencia uma oportunidade ímpar. Houve uma ruptura com o sistema que nos levou a uma posição desfavorável no Pisa, que é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, para um novo sistema com grandes possibilidades”.

Leia Também:  Vídeo: Acompanhe essa entrevista coletiva do conselheiro Sérgio Ricardo

Para o diretor, os novos investimentos pedagógicos, em infraestrutura e materiais, acenam para uma situação confortável de agora em diante. “Os alunos dessa geração vivem uma nova realidade com o advento da Internet. O que estamos fazendo hoje, nada mais é do que fazer parte desse futuro. Temos um novo modelo de inteligência emocional e de construção social. A Seduc enxergou essa realidade e rompeu com o modelo arcaico. O que virá pela frente será muito promissor, certamente”.

“Penso que esse ano será o da mudança. Precisamos melhorar as notas e recuperar a nossa capacidade de conhecimento por meio das aulas presenciais. A expectativa é grande e fico feliz por podermos revigorar o nosso sistema educacional”, comemorou Leticia Vitória, 14 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio.

“Com esse novo método, espero conseguir assimilar o que aprendi no ano passado. Estou vacinada e quero muito voltar às aulas presenciais”, emendou a estudante Vitória Soares, 15 anos, que também é do 1º ano do Ensino Médio.

A escola Liceu Cuiabano compeltou 142 anos de criação em dezembro de 2021.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing Profissional em Cuiabá: Allysson Campos e Adriano Oliveira conquistam o cinturão no MT Warriors Championship

Publicados

em

Os atletas Allysson Campos (PR) e Adriano Oliveira (MT) conquistaram o cinturão no MT Warriors Championship, o primeiro campeonato de kickboxing 100% profissional de Mato Grosso.

As lutas foram realizadas neste sábado (27), no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, anexo à Arena Pantanal, em Cuiabá.

Allysson venceu por nocaute ainda no primeiro round, enfrentando José Carlos “Carlão”, de Cuiabá, na categoria peso pesado (94,1 kg).

Já na categoria peso cruzador (85,1 kg), Adriano, natural do Acre e morador de Cuiabá, venceu Gabriel Pérola, de Barra do Garças.

Com o Palácio das Artes Marciais lotado e uma estrutura de alto nível, o evento foi marcado por fortes emoções e muita adrenalina, prendendo a atenção do público do início ao fim. Ao todo, foram 11 lutas, incluindo as disputas de cinturão.

“Treinei muito e é muito gratificante poder levar esse cinturão. Só agradeço a Deus e a todos que me apoiaram para chegar até aqui”, ressaltou Allysson Campos.

Adriano Oliveira retornou às competições após oito anos afastado.

“A preparação foi difícil, porque eu estava há 8 anos sem lutar em campeonatos e me desdobrando em dois empregos. Recebi muito apoio para voltar e me dediquei ao máximo para conquistar esse título. A nossa família sabe o que a gente passa, e o meu maior prêmio é ter eles comigo aqui hoje”, destacou Adriano.

Com uma premiação total de R$ 50 mil, a maior já registrada em competições da modalidade no estado, o MT Warriors Championship chega para marcar uma nova era no esporte regional. O evento contou com o apoio do Governo de Mato Grosso, Queen Fight, Sicredi, Movido Açaí, Ligraf, Prominas, TMF Engenharia e Construções, Visagro, Grupo FG, deputado estadual Beto Dois a Um, e deputado federal Fábio Garcia.

Leia Também:  Dirigir sem habilitação e Licenciamento são as infrações mais recorrentes nas ações de fiscalização

“Com a realização e o ótimo resultado deste evento, mostramos que podemos chegar ainda mais longe e estamos preparados para grandes competições nacionais e internacionais no Palácio das Artes, que foi reinaugurado esta semana já recebendo um campeonato profissional e com estrutura de ponta”, reforçou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Beto Corrêa.

Além dos títulos, três dos 11 campeões também garantem vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. Os nomes serão divulgados após avaliação técnica da arbitragem.

“Fizemos questão de valorizar tanto os atletas daqui como os de outros estados, para abrilhantar a competição e elevar o nível de Mato Grosso nessa modalidade. Deu tudo certo e estamos felizes com a repercussão. O empenho dos atletas e a presença do grande público foram essenciais”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Uma das novidades desta edição foi a estreia da disputa feminina: Ana Clara Montini, do Paraná, enfrentou e venceu Luany Rocha, de Mato Grosso, no card preliminar da categoria peso-pena (até 65 kg).

Leia Também:  Botelho aumenta vantagem contra adversários e chega a 39%

O MT Warriors Championship tem a chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), conferindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas participantes.

Confira abaixo os resultados de todas as lutas do 1º MT Warriors:

Peso Leve (60 kg): Leri Yuri X Wellyngton “Coringa” – Vencedor: Wellyngton

Peso Super Leve (69 kg): Otávio da Silva Barreto X Felippe Kenpfer – Vencedor – Fellipe

Peso Super Leve (69 kg): Murilo Galvão X Nathan Breno – vencedor: Murilo

Peso Médio (75 kg): Kallel de França X Paulo Antônio – Vencedor: Paulo Antônio

Peso Meio-Médio (71,8 kg): Lázaro Júnior X Oscar Schmidt – Vencedor: Lázaro

Peso super leve (69,1 kg): Augusto Almeida X Bruno Splenger – Vencedor : Bruno

Peso Combinado (até 78 kg): Rodrigo da Silva X Caio – Vencedor: Caio

Peso Combinado (até 82 kg) : Matheus Gomes X Augusto – Vencedor: Matheus

Peso Cruzador (85,1 kg): Gabriel Pérola de Araújo X Adriano de Oliveira Souza (Cinturão) – Vencedor – Adriano

Peso Pesado (94,1 kg): José Carlos “Carlão” X Allyson Campos (PR) (Cinturão) – Vencedor: Allyson

Feminino Peso Pena (até 65kg): Ana Clara Montini X Luany Rocha – Vencedora: Ana Clara

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA