MATO GROSSO
Especialista em Desenvolvimento Sustentável na França visita MT para conhecer projetos de turismo rural
MATO GROSSO
Com a companhia da equipe da Empaer, o frânces visitará ainda Nobres, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e o Pantanal. Além de conhecer os locais, Jean-Marie realizará rodas de conversas com agricultores familiares. Ele explica que a visita é uma troca de experiências. “Trago minha experiência de décadas à frente de um dos maiores parques naturais da França. No meu país, as caminhadas são comuns nas propriedades rurais e estimula o contato com a natureza, além de oportunizar descobertas de novas paisagens e atrativos turísticos do local”, disse Henry, reforçando que também vem para fomentar a Caminhada na Natureza, uma iniciativa que aproxima o turista da vida no campo.![]()
Ele contou que nesse primeiro contato já observou, por exemplo, que na comunidade Morrinhos os moradores estão no caminho certo. “Na França, o processo está consolidado e com muitas referências de sucesso. Observei que o projeto segue nessa direção e com a participação de toda comunidade, o que é fundamental”. ![]()
A secretária Teté Bezerra, agradeceu a visita de Jean-Marie e, se colocou a disposição em ajudar a fomentar a cadeia produtiva. “Trabalhamos para fomentar sete cadeias produtivas na agricultura familiar e entendemos a importância de consolidar a Caminhada da Natureza, aliando atividades da agricultura familiar e agregando valor a produtos e serviços desenvolvidos no meio rural. O segmento tem potencial, pois as pessoas se interessam em saber como, quando e onde vive quem fomenta a produção primária e querem ter oportunidade de vivenciar tudo isso de perto”.![]()
Acompanha Jean-Marie, o técnico da Empaer e especialista em turismo rural, Geraldo Donizete Lucio, que montou o roteiro das visitas e rodas de conversas que seguem para Chapada dos Guimarães, Nobres e Barão de Melgaço até sexta-feira (10.03).
“Nossa missão é mostrar como estamos caminhando e onde queremos chegar. Há três anos acompanhamos os produtores e moradores da comunidade Morrinho e muitos já estão com produtos consolidados oferecendo hospedagem, trilhas, eventos, cavalgada, entre outros. A missão é tornar Mato Grosso referência no país”.
Participaram da primeira visita, a presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Morrinho (Aprumo), Niane Aparecida Oliveira Rosa, a proprietária do Rancho Epona, Mirian Ferraz, a engenheira agrônoma Solene Tricaud, os técnicos da Empaer, turismólogo Robson Junior Hartmann, Ludmila Bodnar e Natan Martins de Siqueira Queiroz, representantes da prefeitura de Santo Antônio do Leverger, moradores, entre outros.![]()
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.