Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Especialista em Desenvolvimento Sustentável na França visita MT para conhecer projetos de turismo rural

Publicados

MATO GROSSO

Mato Grosso recebe, durante esta semana, o especialista francês em Desenvolvimento Sustentável, Jean-Marie Henry, para compartilhamento de experiências sobre caminhadas e trilhas em propriedades rurais e no campo em geral. Jean-Marie, que tem experiência na área e já foi coordenador do Parque Natural Regional de Ballons des Vosges, percorrerá iniciativas que a Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) está à frente, além de potenciais roteiros que possam agregar no fortalecimento do turismo rural no Estado. Nesta segunda-feira (06.03), ele conheceu o projeto Caminhos do Morro, na comunidade Morrinhos, em Santo Antônio do Leverger (a 34 km de Cuiabá) e teve um encontro com a secretária de Agricultura Familiar, Teté Bezerra.

Com a companhia da equipe da Empaer, o frânces visitará ainda Nobres, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e o Pantanal. Além de conhecer os locais, Jean-Marie realizará rodas de conversas com agricultores familiares. Ele explica que a visita é uma troca de experiências. “Trago minha experiência de décadas à frente de um dos maiores parques naturais da França. No meu país, as caminhadas são comuns nas propriedades rurais e estimula o contato com a natureza, além de oportunizar descobertas de novas paisagens e atrativos turísticos do local”, disse Henry, reforçando que também vem para fomentar a Caminhada na Natureza, uma iniciativa que aproxima o turista da vida no campo.

Leia Também:  Secretário de Agricultura Familiar está em observação médica após acidente de carro

Ele contou que nesse primeiro contato já observou, por exemplo, que na comunidade Morrinhos os moradores estão no caminho certo. “Na França, o processo está consolidado e com muitas referências de sucesso. Observei que o projeto segue nessa direção e com a participação de toda comunidade, o que é fundamental”.  

A secretária Teté Bezerra, agradeceu a visita de Jean-Marie e, se colocou a disposição em ajudar a fomentar a cadeia produtiva. “Trabalhamos para fomentar sete cadeias produtivas na agricultura familiar e entendemos a importância de consolidar a Caminhada da Natureza, aliando atividades da agricultura familiar e agregando valor a produtos e serviços desenvolvidos no meio rural. O segmento tem potencial, pois as pessoas se interessam em saber como, quando e onde vive quem fomenta a produção primária e querem ter oportunidade de vivenciar tudo isso de perto”.

Acompanha Jean-Marie, o técnico da Empaer e especialista em turismo rural, Geraldo Donizete Lucio, que montou o roteiro das visitas e rodas de conversas que seguem para Chapada dos Guimarães, Nobres e Barão de Melgaço até sexta-feira (10.03).

Leia Também:  Politec reúne mais de 100 servidores das unidades da Capital e do interior na reunião gerencial do ano

“Nossa missão é mostrar como estamos caminhando e onde queremos chegar. Há três anos acompanhamos os produtores e moradores da comunidade Morrinho e muitos já estão com produtos consolidados oferecendo hospedagem, trilhas, eventos, cavalgada, entre outros. A missão é tornar Mato Grosso referência no país”.

Participaram da primeira visita, a presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Morrinho  (Aprumo), Niane  Aparecida Oliveira Rosa,  a proprietária do Rancho Epona, Mirian Ferraz, a engenheira agrônoma Solene Tricaud, os técnicos da Empaer, turismólogo Robson Junior Hartmann, Ludmila Bodnar e Natan Martins de Siqueira Queiroz, representantes da prefeitura de Santo Antônio do Leverger, moradores, entre outros.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Secretário de Agricultura Familiar está em observação médica após acidente de carro

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA