MATO GROSSO
“Essa obra vem trazer desenvolvimento para uma região que estava esquecida”, afirma secretário de Infraestrutura
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes vistoriou, nesta sexta-feira (21.07), as obras de asfaltamento da MT-400, a antiga Estrada da Guia, em Cuiabá. O Governo de Mato Grosso está investindo R$ 17,7 milhões para asfaltar 19,04 quilômetros da rodovia, entre o fim do asfalto na região do Sucuri, até o encontro com a MT-010.
“Esse é um resgate histórico realizado pelo governador Mauro Mendes. Essa era a estrada que ligava Cuiabá até Rosário Oeste, por onde passava todo o comércio da capital. Essa obra vem trazer desenvolvimento para uma região que estava esquecida”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira.
A obra é aguardada há pelo menos 40 anos pelos moradores da região, que é a zona rural mais próxima do centro de Cuiabá. O asfalto irá ajudar no desenvolvimento das comunidades locais, inclusive no transporte de produtos e mercadorias para a área urbana da capital.
No momento, a empresa responsável pela obra está trabalhando na terraplanagem do terreno e já começou a aplicar o revestimento no começo da rodovia.
O asfaltamento da MT-400 foi um compromisso assumido pelo governador Mauro Mendes durante visita na região, realizada em outubro de 2021. A obra foi licitada pela Sinfra em maio de 2022 e ganhou ritmo após o fim do período de chuvas deste ano.
Entre as comunidades que serão beneficiadas pelo asfalto estão os moradores do Bandeira e do Tarumã, além do próprio distrito do Sucuri, que terá uma ligação mais rápida com a Estrada da Guia.
Ainda na MT-400, a Sinfra-MT concluiu a construção de uma ponte de concreto de 40 metros sobre o Rio Bandeira, em um investimento de R$ 2,1 milhões.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.