MATO GROSSO
Essence Urbanismo prevê crescimento do mercado imobiliário em 2025 e anuncia 8 lançamentos em MT
MATO GROSSO
A Essence Urbanismo, uma das principais incorporadoras do setor imobiliário no Brasil, prevê um crescimento significativo para o mercado de imóveis em Mato Grosso em 2025. Com mais de 50 empreendimentos pelo país, a construtora está ampliando sua presença trazendo oito novos condomínios residenciais. A novidade deve atrair tanto investidores quanto pessoas em busca de novas oportunidades de moradia.
“Em 2025, nossa empresa está mais focada do que nunca em inovar e ser referência no setor imobiliário. Temos grandes expectativas para este ano, com lançamentos e empreendimentos que não apenas se destacam pela qualidade, mas que também vão transformar a experiência de morar bem”, destacou o sócio diretor da Essence, Evaldo Branco.
Em Mato Grosso, a Essence conta atualmente com empreendimentos em andamento em Cuiabá, Várzea Grande, Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Alta Floresta. Com aporte de investimentos significativo, o valor geral de vendas (VGV) previsto acima de R$ 1 bilhão. Entre os empreendimentos previstos estão loteamentos e condomínios residenciais.
No ano passado, a construtora investiu no pré-lançamento do condomínio clube Essence Bella Vita. Localizado na Avenida das Torres, na Capital, o projeto aposta em infraestrutura completa e uma ampla área de lazer, visa atender famílias que buscam segurança, conforto e integração com o estilo de vida urbano. São 537 lotes de 180m² a 334m².
Um dos diferenciais está na questão da segurança com rondas realizadas por drone autônomo, complementada por câmeras termográficas instaladas no perímetro para monitoramento, além de sistemas de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares para controle eficiente e seguro do acesso às áreas protegidas.
Entre os principais atrativos do empreendimento estão espaços modernos de convivência, com opções como academia completa, piscinas adulto e infantil, quadras de beach sports, tênis, quadra poliesportiva, salão de festas, brinquedoteca, sala de jogos. O plantão de vendas em Cuiabá está localizado na Avenida Rússia, nº88, bairro Santa Rosa.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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