MATO GROSSO
Estado retoma obras e parte superior de trincheira terá bloqueio parcial
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) começa nesta quarta-feira (02.02) a realizar os reparos na parte superior do Complexo Viário Engenheiro José Luiz Borges Garcia, a trincheira Jurumirim.
Para a execução dos serviços, não haverá interrupção total do trânsito na trincheira, apenas bloqueios parciais. Nesta quarta-feira (02.02), a partir das 09h, será bloqueado o trecho entre o início da trincheira e o antigo hotel Global Garden, na pista sentido Rodoviária-Coxipó.
De acordo com a Secretaria Adjunta de Obras Especiais da Sinfra-MT, as obras irão começar neste trecho, para o qual já havia uma rota de desvio preparada para o período em que a trincheira esteve fechada.
O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, lembra que o trânsito não será totalmente interrompido para não prejudicar os cidadãos que passam pelo local, assim como os comerciantes da região.
Nesta fase da obra, serão trocadas as juntas de dilatação, estrutura fundamental para a sustentação da trincheira e que estavam desgastadas. Também serão realizados reparos em trechos do pavimento que apresentam patologias e nas rotatórias. Ao fim do serviço, será aplicado microrrevestimento nas pistas e a devida sinalização.
Obra
Na última sexta-feira (28.01), o Governo de Mato Grosso liberou o trânsito da parte inferior da trincheira, que estava fechado desde junho, para reconstrução dos sistemas de drenagem e correção das paredes. Também foi instalado um novo sistema de iluminação.
Orçada em R$ 14,2 milhões, o Governo já investiu R$ 10,5 milhões na primeira fase da obra.
A trincheira Jurumirim foi construída para a Copa do Mundo de 2014, mas a obra nunca foi completamente entregue pelo consórcio executor. Os primeiros defeitos no local começaram a aparecer ainda em 2014 e após uma série de tentativas frustradas de realizar um acordo com as construtoras, o Governo realizou um estudo e lançou nova licitação para resolver todos os problemas da trincheira.
FONTE/ REPOST: REDAÇÃO FOLHA MAX
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.